segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PROJETO PILOTO DA EDUCAÇÃO É SUCESSO EM ESCOLA

O Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), implantou no início do ano letivo de 2010 o Projeto “Inovação Curricular”, que consiste em uma mudança na forma de ensinar e de aprender. O projeto tem como fundamentos substituir o ensino tradicional aplicado nas Escolas por práticas construtivas e inovadoras. Além dos componentes do currículo básico, os alunos trabalham com roteiros de estudos, portfólios, projetos especiais e atividades complementares.

O projeto vem sendo desenvolvido na Escola Municipal Anna dos Santos Barros, no bairro Umuarama, e é voltado aos alunos dos 2º, 3º e 4º ano e 3ª e 4ª séries. A direção da Escola foi a primeira a manifestar o interesse em desenvolver o projeto piloto. Com os ótimos resultados obtidos, a SME manterá o projeto na Anna Barros e implantará nas demais unidades de Ensino Fundamental que quiserem participar.

Para a supervisora de Ensino do Município Andréa Soares, esse projeto traz muitos benefícios aos alunos, pois desenvolve uma maneira nova de aprender. “Entre as vantagens podemos destacar o fortalecimento da autonomia, a formação de valores vinculados ao trabalho em equipe, o estabelecimento de rotinas de estudos, a possibilidade de aprimorar a aprendizagem por meio das atividades complementares, um maior envolvimento dos pais na aprendizagem de seus filhos, o respeito às individualidades e uma prática docente mais condizente aos interesses dos alunos”, explica Andréa.

A coordenadora da EMEB Anna Barros, Edislene Zidiotti Ferreira, acompanha de perto o progresso dos alunos e explica o método de trabalho. “Os alunos trabalham o conteúdo que é dividido por eixos, oficinas e roteiros, sempre trabalhando em grupos, dessa forma o aluno adquire autonomia para realizar os exercícios sem esperar que a professora diga o fazer. Ele segue o roteiro programado e desenvolve as atividades no seu tempo, sem cobrança. Assim que concluí uma atividade, a professora corrige e o aluno passa para atividade seguinte”, disse.

Edislene ainda completou dizendo que o principal objetivo desse projeto é desenvolver nos alunos autonomia, respeito pelo próximo e cidadania. “Nós estamos alcançando o propósito da inovação curricular, pois as crianças aprenderam a respeitar os colegas, além de superar seus limites. O projeto tem sido ótimo, pois além dos alunos, os nossos professores também passam por uma formação. Toda semana eles se reúnem em grupos de estudos e discutem propostas para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino”, finalizou a coordenadora.

0 comentários: