quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto utiliza jornal como ferramenta pedagógica nas EMEBs

Começou na última terça-feira (14) o projeto “Jornal e Educação”, que é desenvolvido pela jornalista Ayne Regina Gonçalves Salviano. O projeto é voltado aos educadores do Ensino Fundamental de 19 escolas municipais de Araçatuba e o objetivo é despertar o senso crítico e o sentido de cidadania nos alunos. O curso acontece na sede do jornal Folha da Região. São oito horas de formação distribuídas em quatro encontros semanais.

De acordo com a orientadora pedagógica do Ensino Fundamental Simone Messias Caravante, o jornal é uma ferramenta que pode ser muito utilizada em sala de aula e a formação facilita esse trabalho. “O curso oportuniza reflexões do docente sobre o trabalho a ser desenvolvido em sala de aula, tendo como foco central a leitura na perspectiva de formar cidadãos leitores”, diz ela.



Na manhã de terça-feira (21), os temas abordados foram: histórico do projeto, o programa jornal e educação, a importância do jornalismo e o jornal como ferramenta pedagógica. Para a jornalista Ayne Salviano, “a Folha da Região se preocupa em criar um público leitor para que o jornal não fique esquecido, devido ao surgimento de tecnologias como a internet”.

“Esse projeto tem o objetivo de incentivar a leitura, formar leitores críticos e conscientes do papel de cidadãos construtores, além de ampliar a capacidade de reflexão, verbalização e organização de ideias dos alunos, incentivando o relacionamento entre grupos”, acrescenta Ayne. A empresa ainda disponibilizará 23 exemplares do jornal semanalmente e uma assinatura diária.

Histórico

O projeto “Jornal e Educação” surgiu em 1932 no jornal New York Times, com a ideia de levar o jornal para a sala de aula. No Brasil, o programa se concretizou em 1980 e hoje é prioridade da Associação Nacional de Jornais (ANJ). O projeto teve início em 1996 em Araçatuba, que é uma das quatro participantes no interior paulista. São José do Rio Preto, Sorocaba e Santos são as outras.

0 comentários: