terça-feira, 21 de setembro de 2010

SEMANA DA ÁRVORE COMEÇA OFICIALMENTE

O Governo Municipal de Araçatuba realizou na manhã de ontem(20) a abertura oficial da Semana da Árvore com o plantio de 54 mudas nas escolas municipais Silene Maria Barreto e Professor José Herculano de Araújo Ordine, no Bairro São Rafael. Estiveram presentes ao ato o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade Jorge Hector Rozas e a secretária municipal de Assistência Social Cidinha Lacerda, que representou o prefeito Cido Sério.



A abertura do evento organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) aconteceu na EMEB Silene Maria Barreto com apresentações dos alunos do Maternal II (música “Se eu fosse um peixinho”), da Etapa II (música “A linda rosa”) e de alunos da EMEB Professor José Herculano, com a música “Planeta Azul”. Após as apresentações, os convidados se dirigiram até o parquinho para acompanhar o plantio das mudas. Na EMEB Silene Maria Barreto foram plantadas 26 árvores na área interna e 17 na área externa. Em seguida, a equipe da SMMAS foi à EMEB Professor José Herculano para o plantio de cinco árvores na área externa e seis na área interna. Entre as espécies plantadas estão flamboyant gigante, acácia jacarandá, quaresmeira, ipê, aroeira-pimenteira e manguba.







A secretária municipal Cidinha Lacerda falou sobre a importância de despertar a consciência ambiental nas crianças desde cedo. “No tempo em que nós frequentávamos a escola não havia essa preocupação com o meio ambiente. Mas, hoje, nós ensinamos nossas crianças a preservar o planeta, para que elas se tornem adultos conscientes”, explicou.



Para o secretário municipal Jorge Hector Rozas, o plantio de árvores no ambiente escolar é necessário, pois diminui o ar seco, além de oferecer sombra. “É importante que as crianças se conscientizem de que as árvores devem fazer parte do ambiente escolar, pois as plantas oferecem vários benefícios, como umidificação do ambiente através da transpiração e sombra”. Rozas completou dizendo que “em dois ou três anos essas árvores plantadas hoje estarão fornecendo sombra aos alunos”.

Preocupação ambiental

A preservação do meio ambiente é um dos eixos que norteia o Plano de Governo da atual administração municipal. Com esse direcionamento coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, as escolas estão desenvolvendo vários projetos a partir da convicção de que atitudes sustentáveis devem ser adotadas desde cedo, para que as crianças entendam a importância da preservação ambiental.



Desde agosto, as EMEBs estão realizando a I Conferência Municipal do Meio Ambiente, que reúne crianças, escola e comunidade empenhadas em tornar Araçatuba uma cidade modelo em sustentabilidade. Outras atitudes já foram adotadas nas escolas, como o uso de canecas ao invés de copos descartáveis, confecção de brinquedos com material que seria jogado no lixo e projetos de reciclagem, entre outros.

PROGRAMAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

- dia 21/09, a partir das 8h30 - Seminário “Saneamento Ambiental Municipal: Perspectivas e Desafios” – auditório da Câmara Municipal de Araçatuba

- dia 22/09, das 8h30 às 12h30 – plantio de 1300 mudas no Córrego dos Espanhóis, no bairro Vila Alba – parceria com a Polícia Militar, CESP, empresa Estrutural – entre as ruas Presidente João Goulart e Presidente Costa e Silva

- dia 23/09, a partir das 8h30 – Plantio em área de preservação permanente às margens do Ribeirão Baguaçu, em parceria com a Universidade Norte do Paraná (local a definir)

- dia 24/09, encerramento oficial a partir das 8h30 – Plantio de mudas na Escola Municipal Egles Gabas de Carvalho – rua Joana Favarim, 161 – bairro Água Branca

- dia 25/09, das 8h30 às 12h30 – Plantio de mudas na Chácara Banespa

0 comentários: