quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TERMINA FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Terminou ontem(15) o curso de formação voltado às educadoras das escolas municipais de educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba, em parceria com a Nestlé. O programa “Nestlé Faz Bem Cuidar” é voltado à educação ambiental e a conscientização de crianças pequenas. Para a formação, as escolas municipais foram divididas em duas turmas, que participaram do encontro nos períodos da manhã e da tarde. As escolas municipais de Araçatuba já desenvolvem projetos ambientais, desde a turma do Maternal I até a Etapa II (crianças de 4 a 5 anos), dentre eles, atividades com material reciclável, cuidado com plantas e animais, além de noções de cidadania e meio ambiente.



De acordo com a orientadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) Roberta Caetano da Silveira, o curso aplicado pelos consultores da Nestlé foi muito válido, pois as educadoras aprenderam várias brincadeiras que podem ser aplicadas com as crianças, ensinando e incentivando práticas para preservação do meio ambiente. “O programa ‘Nestlé Faz Bem Cuidar’ incentiva o trabalho com a cultura da infância, por isso o consultor resgatou com as professoras, diretoras e coordenadoras que participaram dessa formação, brincadeiras e brinquedos do tempo em que elas eram meninas, além de apresentar dinâmicas, cantigas de roda e propor discussões valorizando a infância”, afirmou Silveira.



Todas as participantes da formação aprovaram o método trabalho e garantiram que os conhecimentos adquiridos foram fundamentais, como explica a diretora da escola municipal Suzana Echelon Ortiz, Maria Renata Matozinho Magoga, que considerou a formação muito importante, pois além de relembrarem a infância o grupo, também faz uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente. “Durante esse dois dias nós aprendemos muito, compartilhamos experiências, e resgatamos brincadeiras da infância”, explicou.

Para o consultor da Nestlé Roque Antônio Soares Júnior a experiência em Araçatuba foi muito válida. “Eu encontrei em Araçatuba um campo muito fértil, pois a Secretaria Municipal de Educação desenvolve projetos ótimos de conscientização com as crianças, como a Conferência do Meio Ambiente”, comentou. Soares Júnior completou dizendo que cada educador que participou do curso será um multiplicador da ideias discutidas nos dois dias em suas escolas. Consultores da Nestlé voltarão à Araçatuba

0 comentários: