quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ALUNAS DO BALÉ ENSAIAM PARA FESTIVAL

Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar. Na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. Foi pensando assim que a Secretaria Municipal de Educação decidiu implantar, em 2010, aulas de balé em três escolas municipais: Fausto Perri, Egles Gabas de Carvalho e CEMFICA TV. “A dança é um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez”, afirma a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira.


Na EMEB Fausto Perri, as aulas acontecem de segunda à sexta-feira, no período da manhã e de segunda à quarta-feira no período da tarde, com os professores Marcos e Andressa. São 67 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos. Na EMEB Egles Gabas de Carvalho participam 60 alunos e as aulas acontecem terça e quinta-feira, com as professoras Andressa e Adriana. O CEMFICA TV possui 100 alunos divididos em turmas de terça e quarta-feira, orientados pelos professores Alexandre, Andréia e Adriana. As aulas não são exclusivas para os alunos e outras crianças da comunidade também podem participar.


As alunas estão se preparando para o Festival de Cultura promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, que acontece no final ano. O professor Marcos Vinícius de Almeida Novais explica a importância do balé para elas. “Passos de dança e alongamento contribuem para evitar a tensão. Por isso, considero que a dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente". O projeto de balé é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura, que disponibiliza os professores. Roupas, meia calça e sapatilhas são fornecidas gratuitamente pelo Governo Municipal.

0 comentários: