segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ALUNOS DA EJA SÃO EXEMPLOS DE DEDICAÇÃO

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um sistema de ensino da rede pública que tem como objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio, com qualidade, para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar anteriormente, na idade escolar equivalente. O aluno da EJA traz consigo uma bagagem de experiências que envolvem conhecimentos e sabedorias vividos ao longo dos anos. Por isso, os educadores aproveitam esses conhecimentos para valorizá-los.


Em Araçatuba, esse trabalho está sendo realizado com muito comprometimento por parte de alunos e professores. Os jovens e adultos da EMEB Selma Maria Trevelin de Jesus são exemplos de dedicação. A escola está localizada no bairro rural Engenheiro Taveira e a maioria deles (trabalhadores rurais) enfrentam várias dificuldades, mas enxergam a EJA como uma chance de recomeçar.


A professora Ives Margarete, responsável pela turma, trabalha de forma integrada, tentando inserir os alunos em um contexto social e almejando melhores condições de vida para eles. “Esse trabalho é bastante gratificante, pois os alunos são muito esforçados. Mesmo cansados frequentam as aulas com entusiasmo e dedicação”, diz.


Uma característica desses alunos é a baixa autoestima, muitas vezes reforçada pelas dificuldades do dia-a-dia, que fazem com que desistam dos estudos. Geralmente revelam uma imagem fragilizada e expressam sentimentos de insegurança e desvalorização pessoal. Ao voltar à sala de aula, eles sentem-se revigorados para os novos desafios. A satisfação pessoal pela conquista de um direito, as sensações de capacidade e dignidade são consequências naturais.


“EJA é fundamental para essas pessoas. Através dos estudos elas adquirem maior autonomia e conhecimento, além de garantirem seus direitos. Afinal, através da aprendizagem os alunos podem ler e assinar documentos, evitando fraudes”, explica a diretora Marister Vasques Falleiros.

0 comentários: