terça-feira, 26 de outubro de 2010

ALUNOS DESENVOLVEM PROJETO SOBRE ZOONOSES

O combate à dengue e leishmaniose não é apenas uma responsabilidade dos órgãos públicos, mas de toda a população. Pensando nisso, a Escola Municipal Lucilene do Nascimento vem desenvolvendo desde o início do ano letivo projeto de combate às principais zoonoses. Os alunos realizaram várias ações, entre elas passeata pelo bairro, mutirão de limpeza, teatro, roda de conversas entre outras atividades.


Em um primeiro momento, os alunos obtiveram informações sobre o combate das doenças por meio de pesquisas em livros e panfletos e a partir dessas informações realizaram discussões. Em seguida as crianças fizeram uma busca ativa dentro da escola e nas suas imediações, como praças e terrenos baldios, buscando possíveis focos da doença. Eles constataram que havia muito lixo e sujeira no bairro, por isso realizaram uma limpeza nos pontos mais críticos. As crianças também visitaram as residências próximas à escola, alertando moradores para o perigo da proliferação de doenças, que ainda responderam a um questionário sobre posse responsável de animais de estimação e sobre maneiras de prevenção contra a dengue.


Após o diagnóstico, os alunos montaram um “Mapa Falante”, realizado com a orientação dos professores, que registrava as atividades realizadas pelas crianças. Um teatro também foi organizado, com a encenação dos sintomas da dengue feita pelso alunos.


Os pais também receberam orientações sobre a importância do projeto e as principais ações que devem ser adotadas nas suas residências, além da necessidade de incentivar as crianças na realização de tais tarefas. A atividade vem apresentando bons resultados, como explica a mãe de um aluno da Etapa II. “Meu filho se preocupa em retirar os brinquedos e objetos que possam ser criadouros do mosquito da dengue. Ele contou que participou do arrastão nos arredores da escola”, disse Darlene Ferreira Nascimento, mãe do aluno Rodrigo Ferreira Cassanti.

0 comentários: