terça-feira, 5 de outubro de 2010

ALUNOS DO CR ENCONTRAM NA EJA UMA MANEIRA DE RECOMEÇAR

Internos do Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba têm novas oportunidades de reorganizar suas vidas, por intermédio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Através dos estudos, eles terão a chance de recomeçar suas vidas, após a saída da unidade.


Através da EJA os alunos aprendem a ler e a escrever e, a partir desse processo podem acompanhar o noticiário da região e do mundo em jornais e revistas. Na última semana de setembro, os alunos realizaram pesquisa em publicações para estimular o gosto pela leitura e levar o aluno à compreensão da mensagem. Com essa atividade pedagógica eles assimilaram conhecimentos sobre gramática.

Pensando em enriquecer o aprendizado, a professora Maria Fortunata da Silva Negrão realizou com os alunos dos termos I e II atividades de pesquisa e leitura de manchetes. Entre os assuntos abordados estava o longo período de estiagem que atingiu a nossa região e a previsão do tempo. Em um segundo momento, os alunos estudaram o caderno de classificados e, para finalizar os estudos, os alunos elaboraram um anúncio de jornal, com tema livre.


A orientadora pedagógica da EJA Rita de Cássia Minari Gonçalves explicou a importância de utilizar notícias como forma de alfabetização. “Esse tipo de atividade proporciona aos alunos o interesse pela leitura de jornal como um meio de se manterem informados sobre os fatos que acontecem em nossa região e também em nossa cidade”, comentou Rita.

0 comentários: