quarta-feira, 13 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO INVESTE EM FUTUROS ALUNOS

As facilidades de acesso às tecnologias tornam as crianças muito mais capazes de assimilar conceitos do que há alguns anos. As máquinas não assustam mais os pequenos. Ao contrário, atraem a atenção deles e, com isso, a escola precisa estar pronta para oferecer o que existe de mais moderno e eficaz para o processo de ensino e de aprendizagem. Pensando nisso, a Escola Municipal Anna dos Santos Barros, no Jardim Pinheiros iniciou em setembro um projeto de informática voltado aos “futuros alunos”.


O projeto é voltado aos alunos da Etapa II da EMEB Sônia Maria Corrêa e possibilita que as crianças utilizem o laboratório de informática da EMEB Anna Barros. A coordenadora Edislene Zidiotti Ferreira explica que “o objetivo é oferecer aulas de informática aos alunos da escola vizinha, pois eles estão saindo da Educação Infantil. Devido à proximidade das escolas, provavelmente estudarão conosco no próximo ano. Por isso, é importante que as crianças se familiarizem com a escola, com os professores e com os alunos, além de aprenderem a utilizar o computador, que é uma ferramenta importante para aprendizagem”.


Os alunos da EMEB Sônia Maria Corrêa têm aula toda terça-feira no laboratório de informática, sempre acompanhados da professora Mara Frazille e de um técnico. As aulas são previamente planejadas visando interligação dos conteúdos programático e de informática, que facilita o processo de aprendizagem. “Nós utilizamos jogos interativos para fixar o conteúdo aplicado em sala de aula. Eles podem não perceber, mas ao mesmo tempo em que brincam, aprendem. Isso é muito importante”, diz a professora Mara.

A diretora Ester Brito de Paiva Castro adorou a ideia e destaca alguns pontos importantes. “Eu acredito que a iniciativa é ótima, pois muitos alunos estudarão lá no ano que vem e o intercâmbio serve para que as crianças se acostumem com os espaços do Anna Barros. Além disso, eles estão tendo acesso ao computador, alguns pela primeira vez e outros, que já tinham em casa, pouco utilizavam porque os pais tinham medo que estragassem. Após as aulas, os pais já sentem confiança e deixam que utilizem o computador sozinhos”, finalizou.


Os alunos da EMEB Anna Barros também tiveram a oportunidade de voltar à escola Sônia Maria Corrêa. Eles foram convidados pelas crianças para brincar no parquinho e saborear um lanche após o momento de diversão. Os estudantes nas duas escolas ainda fizeram desenhos retratando a troca de experiências.

0 comentários: