terça-feira, 19 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO PROMOVE SEMINÁRIO ARAÇATUBA LEITORA

Terá início hoje (19) o 1º Seminário da Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Araçatuba Leitora. O projeto é iniciativa do Governo de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é trazer discussões sobre a importância da leitura de forma que elas se tornem ações na Rede Municipal de Ensino.

O evento que acontecerá até o dia 23 é voltado aos profissionais que trabalham nas escolas, como professores, coordenadores, diretores e agentes de serviços gerais (ASG). Lançamentos de livros e 16 oficinas com o tema literatura infantil acontecerão na Universidade Paulista (UNIP). Palestras terão início às 19h30 e serão realizadas no auditório da UNIP e no Senac.

A coordenação do seminário é do professor Antônio Luceni. Ele explica que esse projeto tem os objetivos de unir escola e comunidade em torno da literatura, e formar leitores. No dia 20 acontecerá o lançamento de dois concursos de redação: “Histórias que a gente vive na escola” (voltado aos alunos) e “Memórias da Escola”, direcionado aos funcionários.

O projeto Araçatuba Leitora está sendo desenvolvido a partir de algumas ações. Em um primeiro momento foi realizada sondagem sobre os espaços de leitura de cada escola municipal e, na sequência, a Olimpíada de Língua Portuguesa e o sarau literário. Recentemente, o Governo Municipal iniciou a distribuição de aproximadamente 15 mil exemplares de obras da literatura infantil aos alunos, em comemoração ao Dia das Crianças.

Programação

Terça-feira (19)
19h30 • UNIP • Abertura oficial do evento
Palestra: Sistema cultural dominante, didatismo e literatura
Ricardo Azevedo (escritor e professor-doutor da USP, ganhador de diversos prêmios na área de literatura, entre os quais o Jabuti).
Lançamento de livros do autor

Quarta-feira (20)
19h30 – SENAC • Mesa redonda “Rapsódia literária” com o GELL/SE
• Nara Leda Franco
•Maria Lúcia Terra
•Marister Vasques Falleiros
• Cristiane Magalhães
• Patrícia Cardoso Soares
• Antônio Luceni
Lançamento dos concursos de texto “Histórias que a gente vive na escola” e “Memórias da escola”

Quinta-feira (21)
19h30 • UNIP • Palestra com o escritor Ezequiel Theodoro da Silva
(professor-doutor da Unicamp e fundador do COLE)
Lançamento de livros do autor

Sexta-feira (22)
19h30 • UNIP • Palestra com o escritor e contador de histórias Francisco Gregório Filho (secretário da Leitura de Nova Friburgo/RJ)
Lançamento de livros do autor e contação de histórias

Sábado (23)
8h • UNIP
Palestra com a professora-doutora Renata Junqueira de Souza (Unesp Presidente Prudente) e diretora do CELLIJ/Unesp
Lançamento de livros da autoraOficinas pedagógicas

3 comentários:

Anônimo disse...

ÓTIMO

Anônimo disse...

Segundo Francisco Gregório filho, as crianças trazem consigo um acervo de histórias e é papel da escola trabalhar esses saberes e ampliar com outras historias/livros para a formação do cidadão-crítico. " Não se trata de entender a moral da história, mas perceber que o contar e o ouvir histórias podem ser fatores componentes para formar o sentido da responsa bilidade social de cada um de nós." Professora ANDRÉA RIBEIRO MARTINEZ EMEB PROFª ANNA DOS SANTOS DE BARROS.

Anônimo disse...

Segundo Ricardo Azevedo é muito bom quando alguém principalmente se for jovem descobre que além de regras informações e lições, um livro pode abordar os temas da vida humana concreta."Não se trata de abordar temas da vida concreta, mas sim perceber que a leitura possibilitará aos leitores adentrarem outros mundos, questionarem a realidade e também poderão compreendê-la melhor."Professora ADÉLIA SANTIAGO EMEB PROFª ANNA DOS SANTOS DE BARROS.