terça-feira, 26 de outubro de 2010

ESCOLA REALIZA APRESENTAÇÃO SOBRE A DENGUE

As Escolas Municipais estão empenhadas em combater a dengue. Muitas desenvolvem projetos para conscientizar os alunos, como é o caso da Escola Municial Maria Helena de Freitas Carli, no bairro Vista Verde. Os alunos receberam a visita da Caravana do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que realizou várias atividades com as crianças. Após a visita, a escola iniciou o projeto de combate à Dengue, com uma visita pelo bairro, onde eles puderam identificar focos da doença.

Maquetes representando o lixão do bairro e uma área de lazer, que as crianças gostariam que fosse construida no local

As crianças visitaram um ponto do bairro onde os moradores jogam lixo e entulho. Nesse lugar os pequenos puderam perceber que vários materiais que poderiam ser reciclados estavam acumulando água e servindo como criadouro do mosquito Aedes aegypti, como explica a diretora Eliana Terence. “Nós fizemos um passeio com os alunos pelo bairro, onde eles puderam constatar que o depósito de lixo em lugar irregular pode causar várias doenças como a dengue. Os alunos recolheram alguns materiais para confecção de uma maquete e o trabalho foi muito gratificante, pois as crianças entenderam o recado”, disse a diretora.

Teatro e música para ensinar as crianças a maneira de evitar a dengue

Ontem(25), aconteceu o encerramento do projeto. Todas as crianças vestiram uma máscara do mosquito da dengue e montaram cartazes que mostravam os sintomas da doença e a maneira de se prevenir. Para concluir o trabalho foi apresentado um teatro e uma música feita pelas professoras que ensinava como evitar a dengue. A secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, enfatiza que projetos como este devem acontecer durante o ano todo nas escolas. “A dengue é muito séria e as crianças precisam ter conhecimento disso. É importante realizar essa conscientização para que os alunos passem aos pais o que aprenderam, para que dessa forma a escola e a comunidade possam juntas combater esse mal”, finalizou Beatriz.

0 comentários: