segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eventos para crianças agitam escolas municipais

A comemoração do Dia das Crianças está agitando as escolas municipais de Araçatuba, a começar pelas atividades programadas com brinquedos infláveis, piscina de bolinha, cama elástica, cavalinho, algodão doce, dentre outras atividades. O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação decidiu homenageá-las alugando os brinquedos, que permanecem um dia em cada EMEB. A programação está definida entre 24 de setembro e 20 de outubro.


Outras atividades lúdicas e pedagógicas estão na programação, como visitas ao teatro, explorando a literatura e o faz-de-conta, passeios educativos, apresentações, gincanas e festas, com bolo, refrigerante, cachorro-quente. O objetivo não é apenas comemorar a data, mas envolver os alunos em uma série de atividades educativas, culturais, recreativas, visando o desenvolvimento social, afetivo, cultural e físico das crianças.


Para a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira, "é importante comemorarmos o Dia da Criança para despertar o lado lúdico, mas não devemos esquecer o aspecto pedagógico. A criança precisa voltar a sonhar. Despertando-a, se tornará um adulto melhor", destaca.


Sexta-feira(1), as escolas não receberam os brinquedos. De acordo com o calendário pedagógico algumas realizaram reunião coletiva e os alunos foram dispensados das aulas.

Curiosidade

O Dia das Crianças no Brasil foi proposto por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Os deputados aprovaram e 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas, somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson&Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para também aumentar as vendas. Posteriormente, fabricantes de brinquedos decidiram escolher único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

0 comentários: