sexta-feira, 22 de outubro de 2010

GOVERNO MUNICIPAL LANÇA ARAÇATUBA LEITORA

Em encontro que reuniu mais de 600 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), foi iniciado o 1º Seminário de Leitura Infantil e Juvenil – Araçatuba Leitora, que tem como principal objetivo trazer discussões sobre a importância da leitura de forma que elas se tornem ações na Rede Municipal de Ensino. Palestras, oficinas e inclusive lançamentos de livros fazem parte da programação, que acontece até o dia 23, sábado. A abertura foi realizada na noite de segunda-feira (19) no teatro da Universidade Paulista (Unip).

Professores, coordenadores, diretores e agentes de serviços gerais participam do evento, que traz escritores e acadêmicos renomados da área de literatura que auxiliarão na formatação de novas propostas a serem implantadas no município. O projeto também pretende fortalecer ações de incentivo à leitura já existentes em toda a Rede, como a criação de espaços de leitura, a Olimpíada de Língua Portuguesa e a distribuição de aproximadamente 15 mil exemplares de obras da literatura infantil aos alunos, em comemoração ao Dia das Crianças.

O primeiro encontro foi protagonizado pela participação do escritor e professor-doutor da USP (Universidade de São Paulo), Ricardo Azevedo, ganhador de diversos prêmios na área de literatura, entre eles o Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O tema de sua palestra foi Sistema cultural dominante, didatismo e literatura, e na sequência foi feito o lançamento de livros do autor.

A coordenação do seminário é do professor Antônio Luceni. Ele explica que esse projeto tem os objetivos de unir escola e comunidade em torno da literatura para formar leitores. “A literatura é uma arma poderosa para fazer com que as pessoas mudem seu olhar sobre o mundo, sobre elas mesmas, e passem a enxergar coisas antes nunca percebidas. O texto literário revoluciona uma pessoa”, disse Luceni, entusiasmado, durante a abertura.

Representando o prefeito Cido Sério, que não pode participar por estar em viagem de trabalho, a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira agradeceu a todos os presentes. “A grande participação dos profissionais da Secretaria de Educação mostra toda a vontade que existe em fazer da leitura algo mais presente na vida das nossas crianças e da comunidade. Para os universitários presentes, eu digo que é muito bom ser professor, principalmente quando você não fecha seus olhos para as crianças e se dedica inteiramente do processo educacional”, enfatizou Beatriz.

Na quarta-feira (20) aconteceu o lançamento de dois concursos de redação: “Histórias que a gente vive na escola” (voltado aos alunos) e “Memórias da Escola”, direcionado aos funcionários. Abaixo segue a programação.

Hoje (21) a palestra fica por conta do escritor Ezequiela Theodoro da Silva e amanhã (22) a palestra é com a professora-doutora Renata Junqueira de Souza, na ocasião também acontecerá oficinas pedagógicas.

Sexta-feira (22)
19h30 • UNIP • Palestra com o escritor Ezequiel Theodoro da Silva
(professor-doutor da Unicamp e fundador do COLE)
Lançamento de livros do autor

Sábado (23)
8h • UNIP
Palestra com a professora-doutora Renata Junqueira de Souza (Unesp Presidente Prudente) e diretora do CELLIJ/Unesp
Lançamento de livros da autora Oficinas pedagógicas

0 comentários: