quarta-feira, 13 de outubro de 2010

HEMOCENTRO RECEBE DOADORES DO FUTURO

Sensibilizar as crianças sobre a importância de doar sangue. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve neste semestre uma série de atividades relativas ao tema na escola municipal Profª Hélia Pinholi Mungo, do bairro Morada dos Nobres.

Na manhã de sábado (09), os alunos foram até o Hemocentro de Araçatuba em atividade alusiva ao projeto “Doador do Futuro”, que consiste em educar as crianças sobre a importância do gesto para que sejam doadores quando alcançarem a maioridade.


Os pequenos puderam brincar na cama elástica, no tobogã e pular corda, além de acompanhar seus pais no momento da doação. Presente no evento, a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, disse que o trabalho tem sido desenvolvido durante o ano letivo, em uma escola por semestre. “Nas salas de aula, as professoras orientam os alunos sobre a importância da doação de sangue, num trabalho de sensibilização. Assim, as crianças já crescem com essa ideia na cabeça”, destacou.

Beatriz – que na ocasião também doou sangue - disse que os alunos participaram de concursos de redação e de desenho relativos ao tema e que as ações tiveram início no primeiro semestre deste ano, na Emeb Faustina Maximiana do Amaral, do bairro Castelo Branco. A secretária afirmou que as professoras passam por uma capacitação com profissionais do hemocentro, antes de iniciar as atividades em sala de aula.


Depois da Emeb Hélia Pinholi Mungo, será a vez da escola municipal Maria de Freitas Souza, do bairro Concórdia, a partir de fevereiro de 2011. Além de garantir futuros doadores de sangue, o projeto objetiva alcançar os pais das crianças, que podem salvar vidas no presente. O Hemocentro de Araçatuba permanece aberto para doações toda segunda-feira, das 8h às 19h; de terça à sexta, das 8h às 17h; e aos sábados, das 9h às 12h. Ele está instalado na rua Arthur Ferreira da Costa, 295, bairro Aviação.

O PROJETO

O “Doador do Futuro” é um projeto coordenado pelo Centro Regional de Hemoterapia. Ele teve início em 2008 no Hemocentro de Ribeirão Preto e é desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Educação. A intenção é conscientizar as crianças da pré-escola ao ensino médio para importância da doação de sangue, promovendo atividades educativas.

Os objetivos do projeto são os seguintes: contribuir com o processo educativo oportunizando o acesso às informações sobre a doação voluntária de sangue; proporcionar aos professores, diretores e coordenadores informações e conhecimentos sobre o tema; promover integração entre Hemocentros, instituições de ensino e sociedade para esclarecimento sobre a doação de sangue; e contribuir para a construção de uma cultura de solidariedade.

0 comentários: