quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A importância do dentista nas escolas municipais

Muitas escolas municipais contam com diversos profissionais de saúde em suas equipes. Integrados ao corpo docente, eles acabam agregando novos valores à grade curricular e desempenhando um papel fundamental na formação das crianças. Na EMEB Professora Carmélia Mello Fonsceca, os alunos têm o acompanhamento clínico da dentista Jeanete Yassue Mori Maeoka, que há 22 anos trabalha ali.


A doutora Jeanete desempenha importante papel. “O meu trabalho consiste em ensinar aos alunos a maneira correta de escovar os dentes e passar o fio dental. Nós investimos na higienização e também realizamos trabalhos preventivo e curativo, como tratamentos de cáries, obturação, canal, dentre outros procedimentos”, diz ela.


“O dentista interage com as crianças visando obter mudanças no comportamento relativo à saúde bucal, além de incorporar hábitos favoráveis para prevenção de doenças. A integração entre os profissionais da saúde e da educação é realmente necessária, ou melhor, indispensável, pois dessa forma nós garantimos um tratamento adequado e de qualidade aos nossos alunos”, explica a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira. Ela aproveita e parabeniza a todos pelo Dia do Dentista, neste 25 de outubro.


A introdução do profissional dentista nas escolas auxilia e torna mais fácil a adaptação das crianças em consultórios odontológicos. “Ele é muito importante, pois cuida dos nossos dentes e ajuda a prevenir cáries e outros males, considerando que a saúde começa pela boca. O sorriso é a marca registrada da pessoa e a presença da doutora Jeanete na nossa escola contribui para a saúde bucal dos nossos alunos e para acabar com o medo que as crianças têm do dentista”, afirma a diretora Osmarina Aparecida da Silva.O Governo Municipal reconhece a importância desse profissional. Por isso investe na saúde dos alunos da Rede Municipal de Ensino: sete consultórios odontológicos estão instalados nas escolas municipais.

0 comentários: