sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MEIO AMBIENTE É TEMA DE PROJETO EM EMEB

A escola é o espaço comum onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz e diz representa um exemplo de tudo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Considerando a importância dessa temática, a EMEB Sérgio Esgalha, no Bairro Guanabara iniciou no começo do ano o projeto Meio Ambiente, com a escolha de quatro eixos para serem trabalhados em cada semestre.

No primeiro bimestre, os alunos trabalharam o tema “Água”; no segundo, o tema proposto foi “Poluição visual e sonora”; no terceiro, a temática “seres vivos”; e neste quarto bimestre as crianças estão aprendendo sobre reciclagem. As professoras explicam sobre a importância da reciclagem e os benefícios para que possam iniciar as atividades na prática. Entre elas está confecção de objetos e brinquedos com material reciclável.

A professora da Etapa I, Aparecida Cristina Custódio Duarte explica que atitudes sustentáveis estão diretamente ligadas aos alunos da EMEB, pois é preciso incentivá-los desde cedo para que se tornem adultos conscientes. “Trabalhar meio ambiente na escola é muito importante, pois dessa forma eles aprendem a preservar o planeta. Nós ensinamos desde cedo que é o futuro deles”, diz.

A Secretaria Municipal de Educação apoia projetos como esse. “No início do ano nós sugerimos às diretoras que implantassem projetos de meio ambiente nas escolas, pois acreditamos que os ensinamentos passados pelas professoras não serão esquecidos pelas crianças. E esse é o nosso objetivo: conscientizar os nossos alunos”, explica a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira.

0 comentários: