sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SEMINÁRIO DE LEITURA TERMINA ESSE SÁBADO

Teve início na última terça-feira (19) o 1º Seminário de Leitura e Literatura Infantil – Araçatuba Leitora, voltado aos professores, diretores, coordenadores e agentes de serviços gerais. O Seminário segue até amanhã e as atividades finais acontecem no teatro da Universidade Paulista (Unip). O objetivo do evento é ampliar na rede municipal de ensino projetos de incentivo à leitura que já foram adotados pelas Escolas Municipais desde o início do ano letivo. Entre eles destacamos as salas de leitura, a Olimpíada de Língua Portuguesa, os saraus literários e a distribuição de 15 mil exemplares de livros.

Hoje (22) acontecerá a palestra “Leitura, docência e formação humana”, ministrada pelo escritor Ezequiel Theodoro da Silva. Ezequiel é professor doutor da Unicamp e fundador do COLE (Congresso de Leitura do Brasil). Na ocasião também terá o lançamento de alguns livros do autor. Amanhã (23), às 8h no auditório da Unip, acontece o encerramento do evento, com a palestra “Ler Literatura na Educação Infantil e Ensino Fundamental: estratégias para compreensão leitora”, ministrada pela professora doutora Renata Junqueira de Souza, da Unesp de Presidente Prudente. A programação ainda conta com oficinas pedagógicas preparadas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação, diretoras e coordenadoras.

Para o coordenador do Seminário, professor Antônio Luceni, a semana está gerando ótimos resultados. “A semana foi ótima, a rede municipal tem aproveitado muito os ensinamentos passados pelos autores e eu acredito que nós iremos atingir nosso objetivo, que é disseminar a importância da leitura nas Escolas Municipais”, explica.

A secretária municipal de Educação Beatriz Soares destaca a importância da leitura na vida das pessoas e fala da importância do Seminário. “Faz parte do plano de governo do prefeito Cido Sério transformar Araçatuba em uma cidade educadora, por isso nós estamos investindo tanto em projetos de leitura nas Escolas Municipais, pois acreditamos que um livro é capaz de transformar uma pessoa. O Seminário é apenas um dos projetos de incentivo à leitura que nós realizamos neste ano”, destaca Beatriz.

0 comentários: