quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ALUNOS EXPÕEM TRABALHOS SOBRE CULTURA AFRO

O Governo Municipal de Araçatuba comemora de 16 a 20 de novembro a Semana da Consciência Negra com uma extensa programação. A agenda conta com atrações especiais e diversas manifestações artísticas, além de apresentações de hip hop, que trazem na pauta discussões sobre comportamento e solução de problemas para a juventude negra brasileira. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.


Teve início ontem (16) uma exposição de trabalhos realizados por alunos da Rede Municipal de Ensino. As EMEBs Profª Maria Adelaide Camargo Cardoso e Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei ficaram responsáveis pela culinária. A EMEB Profº Lauro Bittencourt ficou responsável pelo tema danças e vestuário e as EMEBs Cristiano Olsen e Profª Leda Aparecida Lima Martins. A exposição é realizada na Prefeitura Municipal e fica até o dia 19 (sexta-feira).


De acordo com a professora responsável pela exposição, Marisa Rodrigues Pacheco Silva, essa exposição é fundamental para que aconteça um resgate da cultura afro, com base na Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História Afro-Brasileira e Africana no Ensino Fundamental e Médio. “A exposição conta ainda com um arquivo de fotos e quadro da Associação Afro-Brasileira e um acervo de livros da Secretaria Municipal de Educação”, explica Marisa.


HISTÓRIA

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Algumas entidades como o Movimento Negro organizam palestras e eventos educativos. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, identificação de etnias, beleza negra e outros.

0 comentários: