segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ALUNOS FAZEM ARTESANATO COM RETALHOS


A Escola Municipal Maria Aparecida Pimentel Ferraz realizou sexta-feira(19) uma Exposição de Artes inspirada no livro “A Colcha de Retalhos”, de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva. O livro fala de lembranças, de saudade e da relação com a vovó. Com essa inspiração e ajuda das professoras, os alunos confeccionaram colchas de retalhos, tapetes, cortinas e almofadas, pintaram telas, enfeitaram uma árvore de natal e construíram uma casinha de boneca. A matéria-prima utilizada foi de retalhos de tecido, garrafas pet, E.V.A., latas e caixas de papelão.



A diretora da Escola, Ana Cláudia Denadai Ribeiro explica que todos os alunos desenvolveram o trabalho, inclusive os de berçário. “Esse projeto teve início no quarto bimestre. Porém, desde o segundo as professoras começaram a trabalhar o livro em sala de aula. Após os alunos conheceram a história começou o processo de produção, com a participação de todos. Eles recortaram, colaram os tecidos e pintaram as telas. Até os alunos do berçário ajudaram”. A exposição é aberta aos pais e fica na escola até a próxima quarta-feira (24).



Sobre o livro

O livro “A Colcha de Retalhos” conta de forma agradável e animada a história de Felipe, um garotinho que mora com os pais, mas sempre passa as férias de verão na casa da avó. A vovó gosta de deixar o garotinho feliz, por isso cozinha guloseimas apetitosas que ele adora comer.




Certo dia, o menino encontra uma colcha na cama da sua avó, mas não é uma peça qualquer, é uma colcha colorida, feita com retalhos de tecidos dos mais diversos tipos. Felipe deita na cama, fica observando a colcha, enquanto vovó conta para ele histórias relembrando acontecimentos marcantes. Esse encantamento com os pedaços de pano acaba despertando nele algo novo. Um sentimento estranho para um garotinho tão pequeno: pela primeira vez ele percebe que está saudoso pelo tempo que não volta.

1 comentários:

Andréa disse...

Parabéns a toda equipe escolar pelo sucesso e comprometimento. Beijos a todos.