quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ALUNOS RECEBEM ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA

Na tarde de ontem(10), alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Cláudio Evangelista Teixeira receberam a visita de pós-graduandos do Departamento Odontológico Infantil e Social da Unesp de Araçatuba para realização de exame preventivo. Todas as crianças foram examinadas, incluindo as de berçário.


De acordo com a dentista Renata Colturata, os exames preventivos devem ser realizados desde cedo. “É importante esse contato com as crianças do berçário. Dessa forma, elas se acostumam com a presença do dentista e facilitam o atendimento clínico”.

A visita faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo departamento com o objetivo de diagnosticar os principais problemas bucais. “Através do diagnóstico é possível identificá-los. A partir daí nós enviaremos um relatório à Prefeitura, para que medidas preventivas e curativas sejam tomadas” explica o dentista José Nayme.


O exame preventivo será realizado em todas as 63 escolas municipais de Araçatuba. Dentre elas, oito possuem dentista integrado à equipe escolar. “Nós sabemos que a prevenção ainda é o melhor remédio. Por isso, eu acho muito importante que as crianças realizem exames preventivos, especialmente alunos do berçário. É necessário incluí-los no processo, pois quanto mais cedo receberem tratamento melhor será a adaptação”, afirma a coordenadora Déborah Alves Basso.

Saúde Bucal

A Escola Cláudio Evangelista Teixeira recebe quinzenalmente a visita da dentista Janaina Zavitoski Silva, profissional da Unidade Básica de Saúde (UBS), no Bairro Alvorada. Ela e a auxiliar Kátia Rafael Barbiero de Lima desenvolvem várias ações educativas com as crianças.Palestras sobre higiene bucal, vídeos educativos e escovação supervisionada estão entre as atividades. As crianças também recebem kits com pasta de dentes e escovas, que são trocadas regularmente para evitar proliferação de bactérias. O projeto direcionado para faixa etária de três anos é iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.

0 comentários: