segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ASSOCIAÇÃO AFRO PROMOVE PALESTRAS EM ESCOLAS

A herança de liberdade deixada por Zumbi e a influência da cultura africana na sociedade brasileira foram discutidas durante toda semana em ações realizadas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) para comemorar o Dia da Consciência Negra (20). Membros da Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba visitaram algumas escolas para ministrar palestras e contar histórias para os alunos.


A professora de história Ivanda da Cunha Ferrari contou uma história sobre a amizade de um menino branco e de um nascido na senzala. Outros integrantes da associação detalharam informações sobre a vinda dos negros ao Brasil e suas conquistas.


Entre as escolas que participaram estão José Herculano de Araújo Ordine, que recebeu a visita na quarta-feira. No total, 213 alunos conheceram um pouco mais sobre a luta dos negros. Na quinta-feira, 201 alunos da EMEB Mário de Moura ouviram a história contada pela professora Ivanda Ferrari. Hoje (19), foi a vez de 549 estudantes na Escola Municipal Leonísia de Castro conhecerem a história afrodescendente no Brasil.

A secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira explica a importância de realizar atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra. “Ações como essas realizadas nas escolas são importantes para que as crianças reflitam sobre a história dos negros. Não podemos negligenciar essa história, devemos transformá-la em oportunidades”.

Importância da Data

A criação desta data serve para conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

0 comentários: