quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ESCOLA DESENVOLVE PROJETO SOBRE AS DIFERNÇAS

Partindo do princípio de que todos nós somos iguais, a Escola Municipal Íbis Pereira Paiva está desenvolvendo um projeto sobre as diferenças, com o objetivo de quebrar barreiras e acabar com o preconceito. O projeto Somos Todos Iguais aborda diferenças raciais, deficiências visual e auditiva, autismo e deficiência física.


Para facilitar a aprendizagem, a diretora Deise Sousa Flor comprou vários fantoches. As professoras utilizam para explicar às crianças que mesmo com dificuldades todos podem levar uma vida normal. E o que define o caráter de uma pessoa não é a sua cor de pele, por exemplo. Dentre os personagens estão o japonês, o índio, o negro, o cadeirante, o cego e o surdo.


A coordenadora Adriana Schiavo Zambom explica a importância do projeto. “Inclusão social nos leva a refletir sobre várias situações. O nosso objetivo é promover uma mobilização afetiva e emocional com os alunos, além de passar informações importantes e estimular a autopercepção e a criatividade. Desta forma, é possível contribuir para a formação da personalidade de cada um, mas sempre de forma lúdica e interativa”, afirma.


Atividades desenvolvidas

As professores da manhã e da tarde realizam várias atividades com os alunos. Entre elas pintura, colagem, música e dinâmicas, com o intuito de mostrar que (apesar das diferenças aparentes) todos nós somos iguais. Também é uma maneira de fortalecer a autoestima das crianças.Pintura de painéis, com alunos do Berçário e do Maternal I; recortes e colagens utilizando papéis coloridos, areia, algodão e esponja de aço, com alunos do Maternal II e da Etapa I; apresentações de música, com alunos da Etapa II e Etapa I; dinâmicas, com turmas da Etapa II da manhã e Etapa I da tarde; e confecção de bonecos de argila, com a Etapa II (tarde) são as ações.

1 comentários:

Andréa disse...

Que lindo trabalho! Parabéns a toda equipe.
Quem ganha são "nossas crianças".