terça-feira, 30 de novembro de 2010

ESCOLA DESENVOLVE PROJETOS SUSTENTÁVEIS

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Nestlé, lançou no mês de setembro o programa “Nestlé Faz Bem Cuidar”. O projeto é voltado às Escolas Municipais de Educação Infantil e um dos temas propostos foi a redução do desperdício nas Escolas. A Escola Municipal Lucilene do Nascimento, localizada no bairro São José, adotou ações simples para atingir este objetivo que contribuem muito para preservação do planeta.


Entre as atividades desenvolvidas estão a reciclagem de todo papel “limpo” usado pela escola, uso das duas faces dos papeis sulfite, papeis pardo e outros; maior otimização nos usos de diversos materiais escolares utilizados para trabalhos e atividades festivas que são rapidamente descartados e geralmente sem possibilidade de reciclagem; redução dos resíduos alimentares produzidos pela escola dando possibilidade para as crianças optarem pelo que querem comer; campanhas internas para reduzir o consumo em ambiente escolar de energia e água; uso das canecas para beber água em substituição aos copos de plásticos descartáveis e recolhimento de pilhas para descarte correto.


Desde agosto as professoras estão trabalhando a sustentabilidade por meio de textos, vídeos e músicas. Com os debates, chegaram à conclusão de que era preciso por em prática conceitos que refletissem uma maneira mais efetiva de conservar o meio ambiente. “A sustentabilidade é um tema que podemos trabalhar com as crianças em ações do dia-a-dia, como uma reflexão sobre o uso indevido de sacolas plásticas, reciclagem, recolhimento de pilhas, reutilização de papel sulfite, papel pardo e cartolina. Com essas ações nós queremos orientar e sensibilizar os alunos e seus familiares quanto ao consumo consciente”, disse a diretora Márcia Cristina Lia Neiva Ribeiro.

0 comentários: