segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ESCOLAS DESENVOLVEM AÇÕES CONTRA DESPERDICIO


A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Araçatuba, em parceria com a Nestlé, iniciou na última quarta-feira (17) o segundo encontro do programa Nestlé Faz Bem Cuidar. A formação reuniu diretoras, coordenadoras e professoras das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), que discutiram temas ligados ao meio ambiente. Na ocasião, algumas educadoras relataram ações que são realizadas em suas escolas e que contribuem para redução do consumo e água e do desperdício de alimentos.O curso aconteceu no Grêmio da Nestlé.

A diretora da Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) Alice Couto de Moraes, Carmem Sílvia Soares, explicou que algumas mudanças foram realizadas em sua escola após o primeiro encontro. “Na minha escola, nós abolimos o uso de copos descartáveis, até mesmo os de cafezinho. Além disso, nós estamos conscientizando as crianças sobre o desperdício de água. A merenda escolar também sofreu mudanças. Antes nós fazíamos um determinado número de comida e geralmente sobrava muito, agora nós passamos a fazer comida para a quantidade certa de crianças, para evitar que sobre muita comida”, diz.

Várias escolas aderiram a novos hábitos, a EMEB Sônia Maria Corrêa implantou torneiras automáticas nos banheiros, para evitar que as crianças deixem ela aberta na hora de escovar os dentes. A EMEB Cláudio Evangelista Teixeira iniciou a coleta seletiva de lixo e a coleta de pilha. A partir do programa Nestlé Faz Bem Cuidar as escolas podem propor ações e trocar experiência que possam contribuir para preservação do nosso planeta.

NESTLÉ FAZ BEM CUIDAR

O Programa Nestlé Faz Bem Cuidar atua no desenvolvimento rural e na educação ambiental com foco na preservação da água. Com esse compromisso, o Programa da Fundação Nestlé Brasil produziu um conjunto de cartilhas para ajudar os educadores na importante tarefa da educação ambiental. A cartilha apresenta brinquedos e brincadeiras que pertencem à cultura das crianças do Brasil e são apenas sinais da imensa riqueza dos movimentos experimentados na convivência entre crianças e natureza. Todas as educadoras da rede que participaram do evento receberam o material pedagógico.

A proposta do projeto é despertar um compromisso em relação às questões ambientais, destacando os temas água, coleta seletiva de lixo, desmatamento, aquecimento global entre outros. Este processo é realizado por meio da capacitação dos educadores das escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Consultores contratados pela Fundação Nestlé Brasil são os responsáveis pela metodologia de transmissão dos conceitos de preservação ambiental para os educadores participantes e consequentemente para as crianças, adolescentes, suas respectivas famílias e comunidade em geral.

0 comentários: