quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ESCOLAS MUNICIPAIS INVESTEM EM SALA DE LEITURA

O Governo de Araçatuba lançou há uma semana o Projeto Araçatuba Leitora, que visa estimular o hábito da leitura em alunos das escolas municipais. Durante a Semana da Criança, quase 15 mil foram presenteados com uma obra de literatura infantil. Outra ação por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) que complementa esse projeto é o canto da leitura.


Em cada sala de aula foi montado um espaço com livros infantis, que podem ser levados para casa ou então lidos após o final das atividades. Dessa forma, a criança tem liberdade para escolher o título que quiser.

Algumas escolas também estão estruturando salas especiais de leitura. Elas são equipadas com computadores, ventiladores, aparelho de DVD, som, mesas de leitura, entre outros equipamentos. Novos acervos também estão sendo adquiridos, como livros em 3D e com música. A escola Professor Leão Nogueira Filho é uma delas. “Ao explorar as potencialidades do espaço, nós almejamos desenvolver várias habilidades das crianças”, diz a diretora Cláudia Gomes de Oliveira.


Investir em leitura é investir em educação. Por isso, as escolas municipais de Araçatuba estão sempre em busca de algo novo, que possa complementar as atividades aplicadas. “Essas salas de leitura são uma extensão das salas de aula. Alguns materiais como fantoches e livros 3D ajudam o professor a enriquecer o ensinamento e o aprendizado, além de propiciar momentos divertidos e prazerosos”, afirma a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira.

0 comentários: