sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PALESTRA REÚNE PROFESSORES DO AMIGOS DO ZIPPY

Na próxima semana, professores que participam do Programa Amigos do Zippy realizarão uma aula diferente, que tem como um dos eixos o tema “Mudanças”. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a equipe de coordenação do programa oportunizou no último sábado (6) a palestra “Falando de Morte com Crianças”.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Eliane Alves, da equipe do Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM) do Instituto de Psicologia da USP. De acordo com pesquisas, este sentimento tem provocado medos e angústias nas crianças, sendo um conteúdo importante e, ao mesmo tempo, delicado de ser trabalhado. O objetivo foi fortalecer os professores para mediação da aula.

O programa

O foco do programa é a criança com idade entre seis e sete anos. De acordo com especialistas, é nessa fase que elas desenvolvem suas habilidades e aptidões, “pois conseguem entender e assimilar as situações-problemas. Se crianças pequenas aprenderem a lidar com suas dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta”, explica a presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), Tânia Paris.

Zippy é um inseto da espécie bicho-pau amigo de várias crianças. Ele passa por muitas dificuldades em sua vida e a cada semana elas aumentam. Ele e sua turma começam a enfrentar os problemas e aprendem, de forma interativa, como encarar os desafios do dia-a-dia.

O Programa Amigos do Zippy não diz às crianças o que elas devem fazer. Não há afirmações como "esta solução é boa e aquela é ruim". Ao invés disso, encoraja as crianças a explorarem alternativas e a pensarem por si mesmas. O papel dos professores no “Amigos do Zippy” é de muita importância. Além das atividades em sala de aula, as crianças são incentivadas a discutir os conceitos com os pais. Os professores da Rede Municipal passam por um curso de formação onde aprendem trabalhar com os módulos apresentados.

0 comentários: