quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO MISTURA ARTE E BRINCADEIRAS

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Camila Tomashinsk iniciou em outubro o projeto “Brinquedos e Brincadeiras” e, a partir desse tema, as professoras decidiram complementar o projeto com atividades artísticas. Há duas semanas as crianças iniciaram a pintura de telas: algumas se inspiraram no artista plástico Romero Brito, outras utilizaram tinta guache e colagens de tecidos.



A coordenadora Maria Cristina Zipiko Manoel explica o objetivo do projeto. “Nossa intenção é despertar nos alunos o gosto pela arte através de diferentes técnicas utilizadas, mostrando que ela também pode ser divertida”.


Os alunos da Etapa 1 utilizaram a técnica da pintura com esponja. A professora Norma de Oliveira Santos molhou vários pedaços em tintas coloridas. As crianças colocaram o material sobre a tela e pressionaram a esponja com força. Dessa forma, a tinta se espalhava formando vários desenhos. “Eu decidi utilizar essa técnica porque é divertida e deixa as crianças livres para brincarem com arte”, explica a professora.


Outra turma que utilizou tinta guache como matéria prima foi a Etapa 1B. Para desenvolver a atividade a professora Valdete Pereira Rodrigues utilizou moldes de flores. “No último bimestre nós trabalhamos o tema plantas. Então, eu resolvi utilizá-lo para confecção das telas. As crianças estão adorando esse trabalho e todos estão entusiasmados com o projeto”.A secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira explica que os projetos envolvendo artes são essenciais para que os alunos possam se descobrir. “Nós fizemos questão de incluir as telas no kit escolar, pois a arte estimula as crianças e faz com que elas se descubram”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta escola é show de bola. Toda equipe é 10.
Parabéns pelo trabalho!

Anônimo disse...

Parabéns a toda equipe da EMEB Camila Tomashinsky. Vcs são maravilhosas e nossos alunos são nota 10! Bjs. Cris