segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PROJETO PROMOVE SAÚDE EMOCIONAL

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental que estão participando do programa “Amigos do Zippy” participaram de uma aula muito especial. Como parte do processo, eles estão aprendendo nesse módulo sobre “Mudanças”. Esse é um dos temas mais importantes, pois é em ocasiões de mudança que muitos adultos se desestruturam.


Toda mudança implica em alguma perda e nenhum de nós gosta de perder algo, ainda mais quando não tem volta. Mas, saber lidar com perdas promove nossa saúde emocional, como explica a presidente da ASEC (Associação pela Saúde Emocional de Crianças), Tânia Paris. “Uma das perdas mais difíceis é quando alguém que amamos morre. No primeiro momento, pode parecer que tudo morreu com ela. Mas, com o tempo, pode-se perceber que nosso sentimento de amor e todas as lembranças podem permanecer em nosso coração”, explicou.

Adultos costumam visitar cemitérios em momentos de dor e, frequentemente, têm dele a impressão de um local mórbido. Essa impressão aliada aos filmes de terror contribui para que as crianças tenham medo de cemitério, o que não as ajuda em nada.

Após a aula em que as crianças aprenderam que todo ser vivo morre, e que a morte é um processo natural, elas foram visitar um cemitério numa condição muito especial: sem que ninguém estivesse sendo sepultado, o que facilita a observação sobre os traços de amor que os adultos ali deixam para lembrar seus entes queridos, como flores, placas, poemas.

Monitorados pelos professores, eles passearam pelas alamedas e pesquisaram as homenagens que ali se encontram e perceberam que é um lugar como outro qualquer. “Quando nós chegamos aqui, os alunos sentiram um pouco de receio, mas em alguns minutos perceberam que o cemitério é um local tranquilo e que não é nada daquilo que eles vêem pela televisão”, disse a professora da Escola Henny Feraz Homem, Jandira Helena Borborema.

O Governo Municipal disponibilizou ônibus para levar as crianças. No dia 17 participaram do passeio alunos das escolas Anna Barros, Egles Gabas, Leonísia de Castro, Fausto Perri, Euza Neuza Marcondes Lários e Mário de Moura. Quarta-feira(18), foi a vez das escolas Darcy Fontanelli, Henny Ferraz Homem, Selma Trevelin, Maria de Freitas Souza, José Herculano, Joaquim Dibo, Francisca Arruda Fernandes, Maria Adelaide Cardoso, Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei e Carmélia Mello Fonseca. Estudantes nas escolas Floriano Camargo Arruda Brasil, Leda Aparecida Martins, Antônio Rodrigues e Índio Poti participaram na quinta(19). Ao todo, 957 crianças visitarão o cemitério.


Essa aula é conduzida em 19 países onde o programa está em operação. A ASEC (Associação pela Saúde Emocional de Crianças), responsável pelo programa, reporta que nesses sete anos em que “Amigos do Zippy” está no Brasil nunca houve incidentes. Pelo contrário, os pais costumam notar uma diminuição de medo nas crianças e um entendimento que lhes permite encarar com um pouco mais de tranquilidade quando algum familiar se vai.

AMIGOS DO ZIPPY

“Amigos do Zippy” é um programa de educação emocional que a Secretaria Municipal de Educação implantou na rede pública para aplicação com crianças pequenas, na faixa de seis a sete anos. Ele ensina, na idade certa, como lidar com dificuldades, desenvolvendo habilidades que permitem que as crianças enfrentem positivamente os problemas e crises que a vida certamente lhes reserva.

Os alunos já aprenderam a reconhecer seus sentimentos, buscar formas positivas para lidar com eles quando não estão bem, escolher em quem confiar, fazer amizades e reconciliar-se com os amigos, comunicar problemas, pedir e oferecer ajuda. Atualmente estão desenvolvendo habilidades para resolver conflitos.

1 comentários:

RO disse...

Nossa esta aula é TUDO DE BOM!!!! Uma experiencia INESQUECÍVEL!!!

PARABÉNS, TENHO MUITO ORGULHO EM FAZER PARTE DISSO