As férias dos 15 mil alunos da Rede Municipal de Ensino começaram no dia 21, mas as aulas continuam para os alunos das escolas de Educação Infantil, que frequentam o berçário. Esta medida foi adotada para garantir a segurança e o conforto dos alunos de zero a cinco anos enquanto os pais trabalham.
Neste período de férias serão desenvolvidas diversas atividades, como brincadeiras e rodas de leitura com os alunos da Educação Infantil. A escola ainda fornecerá alimentação, momento de descanso e banho. O retorno dos alunos ao período escolar está marcado para o dia 7 de fevereiro.
ATIVIDADES
MUSEU MARECHAL CÂNDIDO RONDON
O Museu Histórico Marechal Cândido Rondon está localizado à Rua 15 de Novembro, 247. O horário de funcionamento é de segunda-feira, das 14 às 17h, e de terça à sexta-feira, das 8h às 17. Outras informações através do telefone (18) 3625-3392 ou do e-mail – marechalrondon1964@gmail.com.
MUSEU RINTARO TAKAHASHI
Localizado na Rua Luís Pereira Barreto, nº 913, centro, As visitas são feitas através de agendamento, pelo telefone (18) 3623-3656. No local os visitantes poderão conhecer mais sobre os temas “índios e pedras”.
ZÔO
Localizado na Rua do Fico, o Zoológico Municipal de Araçatuba é uma das opções de lazer da cidade. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17. Visita guiada, somente com agendamento através do telefone (18) 3624-5581.
PEBA – PARQUE ECOLÓGICO BAGUAÇU
O Peba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, das 8h30 às 14h. O parque fica na avenida Baguaçu. Informações pelos telefones: (18) 3636-1280.
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
GOVERNO OFERECE OPÇÕES DE LAZER NAS FÉRIAS
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
ESCOLAS MUNICIPAIS ENTRAM DE FÉRIAS
A tarefa do dia é brincar e, é claro, aproveitar o merecido descanso. Iniciou ontem (21) o período de férias escolares dos 15 mil estudantes das 60 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) de Araçatuba. Conforme o calendário escolar, os alunos matriculados na rede municipal terão aproximadamente um mês e meio de férias e o retorno das aulas está previsto para dia 7 de fevereiro.
As Escolas de Educação Infantil são exceção, pois elas manterão o funcionamento durante o período de férias. Elas atuarão em número reduzido de funcionários para atender as crianças cujos pais trabalham durante o dia. Desta forma, 14 escolas funcionarão em caráter especial. Serão duas por região e os pais já foram comunicados sobre para qual escola terão que levar os filhos.
Os funcionários ficarão responsáveis por promover brincadeiras, rodas de leitura, apresentações de vídeo e oficinas educativas. A escola ainda fornecerá alimentação, momento de descanso e banho. As selecionadas são as unidades Profª. Ana Maria Néri Landre, Profª. Aparecida Garcia Carvalho Rico, Camila Tomashinsky, Cláudio Evangelista Teixeira, Deodato Isique, Profª. Esther Gazoni, Helen Margot de Assis, Profª. Ibis Pereira Paiva, Jacinto Guilherme de Moura, Joanita Galvão Sampaio, Lucilene do Nascimento, Maria Aparecida Pimentel Ferraz, Profª. Mariana Guedes Tibagy e Profª. Sônia Maria Corrêa.
Para demais esclarecimentos os pais podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3636-1200.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
GOVERNO DISTRIBUI 500 NOTEBOOKS NAS ESCOLAS
Com a distribuição de mais de 500 notebooks na Rede Municipal de Ensino, o Governo Cido Sério e Carlos Hernandes empreende mais uma ação relacionada à construção da cidade educadora, à valorização dos servidores municipais e à modernização dos processos de aprendizagem. A entrega simbólica aconteceu nesta segunda-feira (20), no auditório da Prefeitura, com as presenças do vereador Ermenegildo Nava, de diretoras de escolas e de secretários municipais.
A secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira explica que “esse é um projeto de modernização da Secretaria previsto no Programa de Governo Cido Sério e Carlos Hernandes e que dá continuidade à A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública). O foco é sustentabilidade, com destaque para economia de papel, agilidade e desburocratização. Desta forma, os professores terão maior tempo para as crianças, contribuindo ainda mais para construção de cidadãos com oportunidades iguais, com maiores estímulos à integração e à criatividade. Outro fator positivo é a valorização dos servidores municipais”.
Serão mais de 500 notebooks, assim distribuídos: 13 em 33 escolas municipais da Educação Infantil, para trabalhos com alunos; 63 para diretoras; cinco para supervisores e quatro para diretores de departamentos, que representam investimentos em torno de R$ 870 mil. Os equipamentos foram entregues para a supervisora de ensino Rosana Manarelli; a diretora da Escola Municipal Leão Nogueira Filho, Cláudia Gomes de Oliveira; a diretora da Escola Municipal Deodato Isique, Tereza Maria Massarani; e para o professor Marcos Francisco Alves, diretor do Departamento de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação.
O prefeito Cido Sério revelou “a alegria de empoderar profissionais e alunos da Rede Municipal de Ensino, porque essa é a nossa determinação política. Os investimentos dão essa dimensão e denotam a prioridade com que a educação é tratada. É o compromisso de assegurar igualdade de oportunidades a todos e contribuir para um mundo com menos papel: menor custo para os cofres públicos e para o planeta”.
ESCOLA COMEMORA FIM DE ANO EM LIBRAS
Os alunos da Escola Municipal Maria Adelaide Cardoso realizaram na última semana uma apresentação de final de ano com músicas dos anos 60 traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é utilizada por surdos. A apresentação de dança e música feita em Libras foi realizada pelos alunos da 3ª série em homenagem à turma da 4ª série, que está se despedindo da escola.
O aluno Carlos Yan é surdo e está na 3ª série. Ele estuda na classe do ensino regular com a professora Maria Andréia e é atendido pela professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) Márcia Helena.
A orientadora pedagógica de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Laudinete Néry, destaca que um dos aspectos importantes na Língua de Sinais é que ela pode alcançar as mais variadas formas de comunicação, apresentando formalidades e informalidades, inclusive expressando sentimentos através da música. Ela acrescenta que no próximo ano será colocado em prática o projeto Grupo de estudos para professores interessados com conteúdos de Ensino de Libras através da música para alunos surdos.
INCLUSÃO
A Secretaria Municipal de Educação (SME) investe em projetos que combatem a desigualdade social. Em 2010 foi promovido o curso de libras voltado aos funcionários públicos. O curso teve como objetivo garantir acessibilidade às pessoas com surdez, para que no momento em que eles cheguem a um desses órgãos possam ser atendidas por pessoas capacitadas na língua de sinais. Todo o material utilizado no curso foi fornecido pelo Governo Municipal Cido Sério e Carlos.
ALUNOS DO EJA TERÃO CURSO PROFISSIONALIZANTE
O prefeito Cido Sério assinou convênio com o Instituto Federal – Campus de Birigui que proporcionará aos alunos do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) unir a educação formal com o ensino profissionalizante. A partir de 2011, 60 alunos do EJA terão quatro aulas tradicionais e uma de formação técnica durante a semana. A parceria garantirá igualdade de oportunidades aos jovens e adultos que não tiveram chances de passar pelo processo de alfabetização durante a infância. O convênio foi celebrado na tarde desta segunda-feira (20), e reuniu diversos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, além da secretária Beatriz Soares Nogueira e do vereador Ermenegildo Nava (PSC).
Os alunos poderão escolher entre três cursos, cada um com vinte vagas. No período noturno serão oferecidos os cursos de auxiliar de eletricistas e de manutenção e configuração de computadores. O curso de auxiliar de escritório será exclusivo para alunos com deficiência intelectual. A carga horária será de 200 horas, sendo que o curso tem duração de dois anos. O investimento do Governo Cido Sério e Carlos Hernandes será de R$ 90 mil.
De acordo com o diretor do Departamento de Educação Complementar, professor Marcos Francisco Alves, a parceria será um grande auxílio no combate à erradicação do analfabetismo. “O Instituto Federal será uma força que nós somaremos nesta busca por analfabetos em Araçatuba. Com esta parceria, acredito que pessoas que ainda não conseguimos localizar se interessem e venham espontaneamente procurar o EJA. Unir a educação formal com a técnica representará um salto de qualidade na vida destas pessoas”, disse Alves.
A diretora geral do Instituto Federal – Campus de Birigui, Carmen Monteiro Fernandes, destacou o momento importante que o Brasil vive com relação à educação profissionalizante. “Nós também estabelecemos este convênio com as cidades vizinhas de Birigui e Penápolis, pois a educação profissionalizante está crescendo e nossa intenção é desenvolver uma cultura técnica e motivar também a cultura do letramento”, disse Carmen. Também esteve presente no ato a coordenado de Extensão do Instituto Federal, Andréa de Alcântara Cerizza.
O prefeito Cido Sério destacou o trabalho que está sendo feito pela equipe do EJA de ir até o encontro dos analfabetos de Araçatuba. “No início do nosso governo tínhamos 350 alunos matriculados e um sério problema de evasão. Hoje são cerca de 600 que frequentam as aulas e nós queremos aumentar ainda mais este número, pois o compromisso é extinguir o analfabetismo da nossa cidade”, enfatizou o prefeito. Cido Sério destacou que a profissionalização será uma grande motivação para os alunos. “Esta oportunidade promoverá grandes transformações na vida destas pessoas, e para melhor. Por isso queremos ampliar nossas parcerias para que todos tenham a mesma oportunidade”, finalizou o prefeito.
O Governo Cido Sério e Carlos Hernandes entregará aos alunos, após a conclusão da formação, um kit completo com o material de trabalho específico do curso. Interessados devem fazer inscrições na Secretaria Municipal de Educação, na Rua São Paulo, 728. O programa Educação para Jovens e Adultos é gratuito e as matrículas estão abertas.
ENESIAR REÚNE ESCRITORES DA REGIÃO
O prefeito Cido Sério participou da abertura do 1º Enesiar (Encontro de Escritores Independentes de Araçatuba e Região), na manhã de sábado (18), no auditório do Senac. O objetivo principal do evento organizado pelo Núcleo Regional da União Brasileira de Escritores (UBE) foi discutir propostas de incentivo à publicação de livros, com as presenças de representantes governamentais, de profissionais do setor e da Imprensa.
O presidente nacional da UBE, escritor Joaquim Maria Botelho e o secretário de Integração Nacional, escritor Menalton Braff, que lançou o romance "Bolero de Ravel" foram os expositores. O secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro e a vereadora Durvalina Garcia participaram da roda de conversa literária.
Em rápidas palavras, Cido Sério destacou a capacidade de transformação do ser humano. “Os avanços da humanidade nos últimos 200 anos são impressionantes. E grande parte dessa transformação começou nas letras. Por isso, o nosso governo empreende ações com essa preocupação, para construir uma cidade leitora, de pessoas leitoras e transformadoras da própria realidade”.
O 1º Enesiar teve mais de 180 inscritos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O presidente Joaquim Botelho aproveitou o momento para instalar o primeiro núcleo regional da UBE e dar posse ao coordenador Antônio Luceni, idealizador do evento. Ele é escritor e assessor para novas tecnologias da Secretaria Municipal de Educação, que foi representada pela chefe de gabinete Patrícia Cardoso.
Luceni avalia que “o 1º Enesiar foi um marco na literatura regional, já que nunca houve um evento como esse, para escritores, exceto em nível local. Foi o primeiro passo para o reconhecimento da UBE, que agora projeta novas ações. Aproveito para agradecer a todos os parceiros nesse esforço em prol do livro e da literatura”.
ESCOLA MUNICIPAL MONTA BANDINHA COM ALUNOS
Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Educação Infantil. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, pois a música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Pensando nisso, a Escola Municipal Professora Sônia Maria Corrêa montou uma bandinha rítmica com vários instrumentos para iniciar aulas de música com as crianças.
De acordo com a coordenadora da escola, Ana Cláudia Bonachini Mendes, a música é um dos diferentes recursos que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional das pessoas, por isso a escola resolveu montar a banda. “Todas as terças-feiras separamos um tempinho para conhecer os instrumentos, aprender sobre ritmos, as notas musicais, os sons forte, fraco, agudo, grave e que o silêncio também é importante”, diz Ana Cláudia. Ela destaca que a criança que tem oportunidade de fazer experiências musicais amplia a sua forma de expressão e de entendimento do mundo em que vive. “Essa vivência pode possibilitar o desenvolvimento do pensamento criativo”, explica.
VIOLINO
Em 2010 o mundo comemora os 200 anos de Fréderic Chopin, um dos maiores nomes da música erudita. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a vida e obra de Chopin, ampliaram o conhecimento musical ouvindo suas composições e de outros músicos famosos como Bethoven, Bach e Vivald. Ainda participaram de um momento especial durante a aula, pois receberam a visita de Allan Bonachini Mendes, filho da coordenadora Ana Cláudia, que se apresentou tocando violino e mostrou algumas composições desses músicos.
EJA ESTÁ COM MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2011
Estão abertas as matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino de Araçatuba. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, na rua São Paulo nº 728, Vila Mendonça, ou qualquer Escola Municipal de Ensino Fundamental. Para efetuar a matrícula é necessário levar RG, CPF ou comprovante de residência. A Secretaria Municipal de Educação abrirá turmas para o Termo I, que corresponde às 1ª e 2ª séries, e Termo II, equivalente às 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental. As inscrições estão abertas até o mês de fevereiro de 2011.
Para o diretor do Departamento de Educação Complementar, Marcos Francisco Alves, a EJA é fundamental para que as pessoas que, por algum motivo não concluíram ou sequer iniciaram os estudos, tenham uma oportunidade de mudar de vida. “É importante que essas informações cheguem a todos para que aqueles que não foram alfabetizados se motivem a estudar. Vale lembrar que os alunos que não tiverem documento podem trazer um comprovante de residência para realização da matrícula”, disse.
INÍCIO DAS AULAS
As aulas acontecem em dois horários, no período da tarde das 13h ás 17h e no período da noite das 18h30 ás 22h. O início está marcado para o dia 7 de fevereiro.
IMPORTÂNCIA
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil que tem como objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar e que não tiveram a oportunidade de estudar antes. O aluno da EJA traz consigo uma bagagem de experiências que envolvem conhecimentos e sabedorias vividos ao longo dos anos, por isso os educadores têm uma atenção especial para aproveitar esses conhecimentos e valoriza-los no processo de ensino formal.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
ALUNOS USAM RECICLÁVEIS EM EXPOSIÇÃO DE NATAL
A Escola Municipal Professor Joaquim Fernandes realizou na última semana uma exposição com artigos natalinos confeccionados pelos alunos, que resultou na decoração completa de cinco salas de aula. A exposição de natal teve como objetivo apresentar aos visitantes símbolos de Natal trabalhados pelas crianças, como árvores de natal, anjos, Papai Noel, presépio e velas, bonecos de neve, entre outros.
A coordenadora da Escola, Clarice Aparecida Fabrício, explicou que a exposição é resultado de uma série de projetos desenvolvidos durante o ano. “Desde o início do ano nós desenvolvemos vários projetos com as crianças, entre eles de meio ambiente e reciclagem e foi aí que surgiu a idéia de produzir enfeites natalinos com material reciclável. Para isso nossas professoras fizeram várias pesquisas sobre objetos que poderiam ser confeccionados pelas crianças e o resultado ficou maravilhoso”, disse a coordenadora.
Clarice destaca que a exposição serviu para valorizar os materiais recicláveis. “Quando trabalhamos o projeto de meio ambiente iniciamos algumas ações que ajudam a preservar o planeta, como a redução do uso de papel e do E.V.A, que demora muito tempo para se decompor, por isso a nossa exposição trabalhou com sucata e material reciclável”, concluiu.
Enfeites
Entre os enfeites produzidos pelas crianças destacam-se as árvores de natal feitas com cd’s, garrafas pet, jornal, revistas e caixa de ovo. Rolos de papel higiênico foram utilizados para confeccionar papai noel, presépios foram feitos de cartolina e pinguins feitos com garrafa de água e meia. As crianças também pintaram telas com o tema natalino.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
1º ENESIAR (Encontro de Escritores Independentes de Araçatuba e Região)
A UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES
UBE Núcleo Araçatuba e Região convida:
Todos os escritores e interessados em literatura (jornalistas, blogueiros, estudantes, simpatizantes etc.) para participarem do 1º Encontro de Escritores Independentes de Araçatuba e Região:
Dia 18 de dezembro de 2010 - Sábado
Das 8h às 13h - Auditório do SENAC - Araçatuba São Paulo
Av. João Arruda Brasil, 500 - Bairro S. Joaquim.
Teremos a presença do Presidente Nacional da UBE - Escritor Joaquim Maria Botelho e do Secretário de Integração Nacional, escritor Menalton Braff, que na ocasião lançará seu mais recente romance "Bolero de Ravel", Editora Global.
Contaremos, ainda, com uma mesa de discussão que terá a presença de autoridades governamentais falando sobre proposta de incentivo à publicação, além de editora discutindo sobre os caminhos para publicação de livros e rodas de conversa literária com vários escritores.
TODO EVENTO É GRATUITO
As inscrições devem ser enviadas para o e-mail: aluceni@hotmail.com, com os seguintes dados:
Nome completo:
Profissisão:
Cidade:
e-mail para contato:
Ajudem na divulgação e vamos fazer desse encontro um marco da literatura em nossa região!!!
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
CERTIFICADOS AMIGOS DO ZIPPY SÃO ENTREGUES
O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), fez a entrega dos certificados para professores, coordenadores e diretores da rede que participaram da metodologia do Programa Amigos do Zippy. O evento aconteceu no auditório do Senac na sexta-feira à noite e contou com a presença do prefeito Cido Sério, da coordenadora do programa Amigos do Zippy em Araçatuba, Eline Santos, e da diretora da Divisão de Ensino, Ana Cláudia Vasconcelos, que representou a secretária da Educação Beatriz Soares Nogueira no evento. O mestre de cerimônia foi o professor Odair Nakamune.
Araçatuba foi o primeiro município do Brasil que oportunizou aos gestores esta formação. O Amigos do Zippy é aplicado em sala de aula pelo professor habitual da turma e os encontros ocorreram duas vezes por semana, com duração de uma hora para cada atividade. O Programa teve início no dia 30 de agosto e é destinado aos alunos de 21 Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O foco são as crianças com idade entre seis e sete anos. De acordo com especialistas é nessa fase que elas desenvolvem suas habilidades e aptidões, pois conseguem entender e assimilar as situações problemas.
O PROGRAMA
O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional, inédito em Araçatuba, criado para crianças a partir de seis anos. Desenvolvido na Inglaterra por especialistas internacionais, o programa é complementar à educação formal, aplicado pelos próprios professores em sala de aula e busca ensinar, de maneira lúdica, crianças a conviver com as diferenças, respeitar o próximo e desenvolver habilidade para lidar com os próprios sentimentos – questões fundamentais para que se tornem adultos saudáveis e felizes no futuro.
O conceito fundamental do Amigos do Zippy é “Se crianças pequenas puderem aprender a lidar com suas dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta”. Introduzido no Brasil em 2004 por um grupo piloto, o programa demonstrou eficácia no amadurecimento emocional das crianças e também na melhoria do relacionamento em sala de aula, impactando positivamente o aproveitamento acadêmico.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL REALIZAM APRESENTAÇÕES
As Escolas de Tempo Integral (ETI), Cristiano Olsen, Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, Antônio Rodrigues Neto e Professor Joaquim Dibo, realizaram na última semana atividades desenvolvidas com os alunos durante o anos, como teatro e dança, além de uma exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos durante as oficinas que acontecem no período da tarde em cada Escola. As apresentações aconteceram na Secretaria Municipal de Educação. Confira as fotos:
________________________________TRABALHOS________________________________________________________________________________________________
ESCOLA MUNICIPAL REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS
Alfabetização ecológica e valores humanos são algumas das lições que as 176 crianças da Escola Municipal Faustina Maximiano do Amaral aprenderam com a realização da Feira de Ciências, que aconteceu na última sexta-feira (10). Os alunos desenvolveram trabalhos relacionados aos temas água, seres vivos, música e reciclagem.
A Feira de Ciências teve como tema a “Sustentabilidade” e os trabalhos realizados pelos alunos da Educação Infantil foram bem diversificados, incluindo sucata e materiais recicláveis na confecção de instrumentos musicais, garrafa pet, massinha, tampa de caneta, água, terra, sementes e algumas plantas na produção das experiências. Cartazes com curiosidades sobre os animais e sobre desperdício de água também fizeram parte da feira.
Cada turma ficou responsável por explicar aos visitantes a experiência realizada pela sala. Eles mostraram que atitudes simples podem ser realizadas em casa para reduzir o consumo, como fechar a torneira enquanto se escova os dentes, não demorar no banho, entre outras. As crianças também construíram um solário e um minhocário utilizando galão de água.
Música
A música também fez parte da Feira de Ciências. Os alunos usaram a criatividade para confeccionar instrumentos musicais. Caixas de papelão se transformaram em guitarra, garrafa de água e embalagens de danone viraram chocalhos, tampinhas de garrafa deram som aos pandeiros feitos de papelão e folhas papel foram utilizadas para criar megafones. Ainda foi montado um túnel musical com vários instrumentos de diferentes tipos.
ESCOLA PROMOVE FESTA DE NATAL PARA OS ALUNOS
A Escola Municipal Camila Tomashinsk realizou, na última sexta-feira (10), sua festa de final de ano. O encontro proporcionou aos alunos um dia especial, com apresentações das turmas, almoço e entrega de lembrançinhas. Para começar a festa cada sala preparou uma apresentação com música natalina. O maternal 1 interpretou a canção “Natal Feliz”, o maternal 2 cantou a música “Noite Feliz”, a Etapa 1 dançou ao som da música “Natal de Paz” e para finalizar a Etapa 2 animou a todos com uma versão de samba da música “Dia de Festa”.
A coordenadora da Escola, Maria Cristina Zipiko Manoel, lembrou que a confraternização também é a despedida dos alunos da Etapa 2. “A festa de natal é um momento de confraternização entre toda escola que os alunos esperam ansiosos, pois eles gostam muito do clima e da decoração do natal. Esse momento também marca a despedida dos alunos da Etapa 2, que no ano seguinte entram no Ensino Fundamental”, explicou a coordenadora.
A festa de Natal da Escola Municipal Camila Tomashinsk já é tradição, pois todos os anos a equipe da Escola prepara com todo carinho um dia especial para os alunos, como explica a diretora Eliana Leão Evangelista. “A nossa festa tem o objetivo de mostrar para as crianças a importância da confraternização e também comemorar o ano que nós passamos juntos. Nessa data eu peço para as cozinheiras prepararem um almoço especial, sendo que nesse ano nós tivemos frango assado, macarrão, maionese e de sobremesa sorvete, tudo o que as crianças adoram”, disse Eliana.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
CEMFICA CSU REALIZA FESTA DE FINAL DE ANO
Na manhã de quarta-feira (09) o CEMFICA-CSU realizou uma confraternização com os alunos para comemorar as festas de final de ano e as férias que se aproximam. Eles apresentaram danças de vários estilos, entre eles o hip hop, pop e sertanejo. Estiveram presentes o vereador Rivael Papinha (PSB), a orientadora pedagógica do CEMFICA Cleuza Gerzoschkvitz e a chefe de serviço da Secretaria Municipal de Educação Silvia Vicente Benedito.
Além das danças, as crianças também apresentaram as músicas “Bom Natal” e “Eu quero apenas”, do Roberto Carlos, que contou com a participação da professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Eliane, que acompanhou os alunos interpretando a Língua Brasileira de Sinais. “A Língua Brasileira de Sinais é importante para que possamos promover a inclusão de pessoas com surdez na sociedade”, disse o diretor do CEMFICA-CSU Sandoval Junio dos Santos.
O vereador Rivael Papinha parabenizou as crianças e toda a equipe do CEMFICA-CSU pelo carinho com que é recebido e pelas apresentações que fizeram. “Vocês estão de parabéns e é por esses motivos que o Governo Municipal investe cada vez mais em Educação, para garantir a todos vocês um ensino de qualidade. Na última semana Araçatuba completou 102 anos, mas quem ganha o presente é a população, pois o prefeito Cido Sério conseguiu aproximadamente 1 bilhão de Reais em recursos para melhor nossa cidade”, disse o vereador, que também lembrou das novas unidades escolares que serão construídas, um total de cinco.