terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ALUNOS DO EJA TERÃO CURSO PROFISSIONALIZANTE

O prefeito Cido Sério assinou convênio com o Instituto Federal – Campus de Birigui que proporcionará aos alunos do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) unir a educação formal com o ensino profissionalizante. A partir de 2011, 60 alunos do EJA terão quatro aulas tradicionais e uma de formação técnica durante a semana. A parceria garantirá igualdade de oportunidades aos jovens e adultos que não tiveram chances de passar pelo processo de alfabetização durante a infância. O convênio foi celebrado na tarde desta segunda-feira (20), e reuniu diversos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, além da secretária Beatriz Soares Nogueira e do vereador Ermenegildo Nava (PSC).


Os alunos poderão escolher entre três cursos, cada um com vinte vagas. No período noturno serão oferecidos os cursos de auxiliar de eletricistas e de manutenção e configuração de computadores. O curso de auxiliar de escritório será exclusivo para alunos com deficiência intelectual. A carga horária será de 200 horas, sendo que o curso tem duração de dois anos. O investimento do Governo Cido Sério e Carlos Hernandes será de R$ 90 mil.

De acordo com o diretor do Departamento de Educação Complementar, professor Marcos Francisco Alves, a parceria será um grande auxílio no combate à erradicação do analfabetismo. “O Instituto Federal será uma força que nós somaremos nesta busca por analfabetos em Araçatuba. Com esta parceria, acredito que pessoas que ainda não conseguimos localizar se interessem e venham espontaneamente procurar o EJA. Unir a educação formal com a técnica representará um salto de qualidade na vida destas pessoas”, disse Alves.


A diretora geral do Instituto Federal – Campus de Birigui, Carmen Monteiro Fernandes, destacou o momento importante que o Brasil vive com relação à educação profissionalizante. “Nós também estabelecemos este convênio com as cidades vizinhas de Birigui e Penápolis, pois a educação profissionalizante está crescendo e nossa intenção é desenvolver uma cultura técnica e motivar também a cultura do letramento”, disse Carmen. Também esteve presente no ato a coordenado de Extensão do Instituto Federal, Andréa de Alcântara Cerizza.

O prefeito Cido Sério destacou o trabalho que está sendo feito pela equipe do EJA de ir até o encontro dos analfabetos de Araçatuba. “No início do nosso governo tínhamos 350 alunos matriculados e um sério problema de evasão. Hoje são cerca de 600 que frequentam as aulas e nós queremos aumentar ainda mais este número, pois o compromisso é extinguir o analfabetismo da nossa cidade”, enfatizou o prefeito. Cido Sério destacou que a profissionalização será uma grande motivação para os alunos. “Esta oportunidade promoverá grandes transformações na vida destas pessoas, e para melhor. Por isso queremos ampliar nossas parcerias para que todos tenham a mesma oportunidade”, finalizou o prefeito.

O Governo Cido Sério e Carlos Hernandes entregará aos alunos, após a conclusão da formação, um kit completo com o material de trabalho específico do curso. Interessados devem fazer inscrições na Secretaria Municipal de Educação, na Rua São Paulo, 728. O programa Educação para Jovens e Adultos é gratuito e as matrículas estão abertas.

0 comentários: