terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CERTIFICADOS AMIGOS DO ZIPPY SÃO ENTREGUES

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), fez a entrega dos certificados para professores, coordenadores e diretores da rede que participaram da metodologia do Programa Amigos do Zippy. O evento aconteceu no auditório do Senac na sexta-feira à noite e contou com a presença do prefeito Cido Sério, da coordenadora do programa Amigos do Zippy em Araçatuba, Eline Santos, e da diretora da Divisão de Ensino, Ana Cláudia Vasconcelos, que representou a secretária da Educação Beatriz Soares Nogueira no evento. O mestre de cerimônia foi o professor Odair Nakamune.


Araçatuba foi o primeiro município do Brasil que oportunizou aos gestores esta formação. O Amigos do Zippy é aplicado em sala de aula pelo professor habitual da turma e os encontros ocorreram duas vezes por semana, com duração de uma hora para cada atividade. O Programa teve início no dia 30 de agosto e é destinado aos alunos de 21 Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O foco são as crianças com idade entre seis e sete anos. De acordo com especialistas é nessa fase que elas desenvolvem suas habilidades e aptidões, pois conseguem entender e assimilar as situações problemas.


O PROGRAMA

O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional, inédito em Araçatuba, criado para crianças a partir de seis anos. Desenvolvido na Inglaterra por especialistas internacionais, o programa é complementar à educação formal, aplicado pelos próprios professores em sala de aula e busca ensinar, de maneira lúdica, crianças a conviver com as diferenças, respeitar o próximo e desenvolver habilidade para lidar com os próprios sentimentos – questões fundamentais para que se tornem adultos saudáveis e felizes no futuro.

O conceito fundamental do Amigos do Zippy é “Se crianças pequenas puderem aprender a lidar com suas dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta”. Introduzido no Brasil em 2004 por um grupo piloto, o programa demonstrou eficácia no amadurecimento emocional das crianças e também na melhoria do relacionamento em sala de aula, impactando positivamente o aproveitamento acadêmico.

0 comentários: