terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ENESIAR REÚNE ESCRITORES DA REGIÃO

O prefeito Cido Sério participou da abertura do 1º Enesiar (Encontro de Escritores Independentes de Araçatuba e Região), na manhã de sábado (18), no auditório do Senac. O objetivo principal do evento organizado pelo Núcleo Regional da União Brasileira de Escritores (UBE) foi discutir propostas de incentivo à publicação de livros, com as presenças de representantes governamentais, de profissionais do setor e da Imprensa.


O presidente nacional da UBE, escritor Joaquim Maria Botelho e o secretário de Integração Nacional, escritor Menalton Braff, que lançou o romance "Bolero de Ravel" foram os expositores. O secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro e a vereadora Durvalina Garcia participaram da roda de conversa literária.

Em rápidas palavras, Cido Sério destacou a capacidade de transformação do ser humano. “Os avanços da humanidade nos últimos 200 anos são impressionantes. E grande parte dessa transformação começou nas letras. Por isso, o nosso governo empreende ações com essa preocupação, para construir uma cidade leitora, de pessoas leitoras e transformadoras da própria realidade”.


O 1º Enesiar teve mais de 180 inscritos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O presidente Joaquim Botelho aproveitou o momento para instalar o primeiro núcleo regional da UBE e dar posse ao coordenador Antônio Luceni, idealizador do evento. Ele é escritor e assessor para novas tecnologias da Secretaria Municipal de Educação, que foi representada pela chefe de gabinete Patrícia Cardoso.

Luceni avalia que “o 1º Enesiar foi um marco na literatura regional, já que nunca houve um evento como esse, para escritores, exceto em nível local. Foi o primeiro passo para o reconhecimento da UBE, que agora projeta novas ações. Aproveito para agradecer a todos os parceiros nesse esforço em prol do livro e da literatura”.

0 comentários: