terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ESCOLA COMEMORA FIM DE ANO EM LIBRAS

Os alunos da Escola Municipal Maria Adelaide Cardoso realizaram na última semana uma apresentação de final de ano com músicas dos anos 60 traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é utilizada por surdos. A apresentação de dança e música feita em Libras foi realizada pelos alunos da 3ª série em homenagem à turma da 4ª série, que está se despedindo da escola.


O aluno Carlos Yan é surdo e está na 3ª série. Ele estuda na classe do ensino regular com a professora Maria Andréia e é atendido pela professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) Márcia Helena.

A orientadora pedagógica de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Laudinete Néry, destaca que um dos aspectos importantes na Língua de Sinais é que ela pode alcançar as mais variadas formas de comunicação, apresentando formalidades e informalidades, inclusive expressando sentimentos através da música. Ela acrescenta que no próximo ano será colocado em prática o projeto Grupo de estudos para professores interessados com conteúdos de Ensino de Libras através da música para alunos surdos.

INCLUSÃO

A Secretaria Municipal de Educação (SME) investe em projetos que combatem a desigualdade social. Em 2010 foi promovido o curso de libras voltado aos funcionários públicos. O curso teve como objetivo garantir acessibilidade às pessoas com surdez, para que no momento em que eles cheguem a um desses órgãos possam ser atendidas por pessoas capacitadas na língua de sinais. Todo o material utilizado no curso foi fornecido pelo Governo Municipal Cido Sério e Carlos.

1 comentários:

Andréa disse...

Parabéns pelo trabalho. Felicidades!