quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ESCOLA DE BAIRRO RURAL MONTA SALAS TEMÁTICAS

A Escola Municipal Fernando Gomes de Castro, no bairro rural Água Limpa, realizou uma exposição diferenciada. Os alunos produziram salas temáticas relacionadas aos projetos desenvolvidos durante o ano em que tratam de temas como literatura, meio ambiente e ciências. O coral da Escola também se apresentou cantando músicas que retratam a vida no campo.


Para a sala de literatura, os alunos montaram um livro gigante, por onde os convidados percorriam e em cada página havia um trecho de história. No final do percurso, entravam na sala temática onde as personagens de fábulas infantis estavam aguardando, entre elas bruxas, um príncipe, uma princesa, e a chapeuzinho vermelho. A turma também produziu ilustrações para as fábulas do francês Charles Perrault, autor de Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, A Bela Adormecida, entre outras, que foram encadernadas em expostas. Em outra sala foi montado um biombo feito de bambu mostrando as fotos de todo o processo de montagem da sala.



O 3º ano preparou duas salas temáticas focalizando o meio ambiente. A primeira mostrava pesquisas realizadas pelos alunos sobre os animais e seu habitat natural, painéis falando sobre os danos que o homem causa à natureza, construíram uma maquete do bairro e montaram mesas com verduras, legumes e ervas medicinais, atentando para os benefícios de uma boa alimentação.




A segunda sala temática teve como foco a extinção dos dinossauros. Fotos e miniaturas de várias espécies dos extintos répteis foram expostas, inclusive com som ambiente que simula ruídos dos animais. Um dinossauro feito de garrafa pet também foi confeccionado. O objetivo dessa sala foi mostrar que os dinossauros foram exterminados por um desastre ambiental e que assim como eles outras espécies podem desaparecer.



A leitura também teve uma atenção especial na exposição, ganhando até sala temática própria. Nela estavam livros de pano confeccionados pelos alunos, brinquedos feitos de garrafa pet para ilustrar histórias e um varal onde estavam penduradas ilustrações e histórias, em homenagem à literatura de cordel. Para a aluna Clara Beatriz Vieira Galhardo montar a sala temática foi muito especial. “Eu adorei ajudar a professora e os meus colegas montarem essa sala; ela ficou bonita e muito divertida”, disse a menina.




A diretora da escola, orgulhosa pelo resultado, ressalta o objetivo do projeto. “Durante o ano nós desenvolvemos vários projetos e no final nós iríamos promover uma exposição para os pais, foi aí que surgiu a ideia de montar as salas temáticas onde nós misturamos arte com literatura, ética, cidadania e meio ambiente. O resultado ficou ótimo e as crianças se empenharam bastante”, concluiu Nara.

0 comentários: