quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ESCOLA MUNICIPAL REALIZA MOSTRA CULTURAL

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lauro Bittencourt realizou na última no dia 26, a “Mostra Cultural 2010”, realizada no auditório do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A Mostra, contou com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos durante todo ano letivo, abordando temas como: Meio Ambiente, cultura, literatura, copa do mundo, contos entre outros. O auditório também foi palco para a exibição de um desenho animado criado pelos alunos.


“Durante o ano desenvolvemos vários projetos, e entre eles “Os contos interativos”, onde as crianças da nossa escola manterão contato com os alunos da Escola Ludovina Credidio Peixoto da cidade de São Paulo pela internet. Após o contato através de videoconferência, nós proporcionamos uma viagem até a capital, para que os alunos pudessem se conhecer pessoalmente, nós visitamos vários pontos turísticos da cidade como o Parque do Ibirapuera, Museu da Independência, estátua do Borba Gato, planetário entre outros, e o resultado foi a produção de um desenho animado feito pelas crianças. Nós também levamos uma muda de Araça para cada aluno que participou do Projeto, e uma para ser plantada na Escola”, disse a diretora da Escola Silvana Sousa e Souza.


O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Turismo Carlos Nova, que adorou o trabalho realizado pelas crianças. “Esse intercâmbio cultural é muito importante, parabéns pelo trabalho de vocês, e continuem divulgando e enaltecendo as belezas de Araçatuba. Nós da Secretaria de Turismo estamos tentando criar uma lei, para tornar o cupim casqueirado prato típico daqui, para que as pessoas justamente conheçam as coisas boas da nossa cidade”, explicou o secretário.


A equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) também esteve presente para prestigiar o evento. A chefe de Divisão do Ensino Fundamenta Raquel Pozzenato Silazaki, parabenizou toda equipe da Escola e as crianças pelo empenho e dedicação. “Isso é um ato de coragem, acredito no envolvimento de todos e no trabalho que deu para produzir o video, mas o resultado foi muito satisfatório, é muito gostoso de ver a experiência que as crianças trouxeram de São Paulo”, disse. A supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação Patrícia Bispo de Araujo Teixeira ficou emocionada ao ver o trabalho pronto. “Eu acompanhei esse processo e fiquei muito curiosa para ver o resultado final, ficou muito lindo, vocês estão de parabéns”, finalizou.


Portal dos Guardiões


O desenho animado ganhou o nome de “Portal dos Guardiões”, e conta a história de um menino chamado Caio, morador de Araçatuba, que encontra em uma casa antiga um portal, que o transporta para cidade de São Paulo, lá ele conhece uma menina chamada Maria Eduarda. A garota então, leva Caio para conhecer vários pontos turísticos da cidade, os dois se tornam amigos e o menino convida Maria Eduarda para conhecer Araçatuba, chegando na cidade os dois passeiam pelo Rio Tietê. A história ainda mostra a Praça Getúlio Vargas e o monumento do estudante, e o personagem fala bordões típicos de Araçatuba como o “Voti”.

0 comentários: