segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

GOVERNO INAUGURA ESCOLAS EM ASSENTAMENTOS

Existem em Araçatuba dois assentamentos onde moram trabalhadores que militaram no Movimento dos Sem Terra. São famílias de agricultores que, por meio de políticas públicas voltadas para a inclusão social, conseguiram espaço, com muita luta, em áreas improdutivas que hoje, após o processo da reforma agrária implementado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), são o local de trabalho destes araçatubenses e por onde garantem o sustento de sua família. O Governo Municipal, assim como faz para todos os cidadãos que residem na área urbana, tem seus olhos voltados para esta população.


Na última quarta-feira, dia primeiro de dezembro, o Governo Municipal inaugurou duas Escolas Municipais de Educação Básica nos assentamentos Chico Mendes e Hugo Silveira Herédia. Alunos, pais e demais moradores das duas localidades participaram das solenidades. O prefeito Cido Sério, a secretária de Assistência Social Cidinha Lacerda, a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira e a vereadora Durvalina Garcia (PT) participaram das inaugurações junto com os assentados.

ASSENTAMENTO CHICO MENDES


A primeira inauguração ocorreu no Assentamento Chico Mendes, que fica aproximadamente há 50 km de Araçatuba. A nova unidade escolar recebeu o nome de uma grande cidadã brasileira: Zilda Arns Neumann, médica sanitarista fundadora da Pastoral da Criança que faleceu em 11 de janeiro de 2010 no terremoto que devastou a capital do Haiti, Porto Príncipe. A Escola Municipal de Educação Básica Zilda Arns Neumann atende 57 alunos, com idade a partir de quatro anos.


O Governo Municipal aproveitou a estrutura de uma casa e investiu R$ 258 mil para adequação das instalações, inclusive com acessibilidade. Reformas de piso, cobertura, instalações elétricas e reorganização de espaços, com três ambientes de sala de aula, foram necessárias para disponibilizar o local para as aulas.



ASSENTAMENTO HUGO SILVEIRA HERÉDIA

A segunda inauguração foi no Assentamento Hugo Silveira Herédia, há 35 km da cidade. A nova unidade escolar leva o nome de Adriano Goulart Arrue, que era integrante do Movimento Sem Terra que faleceu em janeiro deste ano. A sugestão do nome para a escola foi feita pelos próprios assentados. O Governo Municipal investiu 91 mil reais para adequação das instalações da antiga sede da fazenda desapropriada. Além da reorganização de espaços, com três ambientes de sala de aula, foram executadas adequações de banheiros para pessoas com deficiência e pintura. A Escola Municipal Adriano Goulart Arrue atende 43 alunos, também com idade a partir de quatro anos.


As duas novas escolas terão como diretora Marister Vasques Faleiros, que também dirige a Escola Municipal Selma Maria Trevelim de Jesus, do bairro rural Engenheiro Taveira. A coordenadora responsável pelo Ensino Fundamental é Maria Aparecida Ferreira e a coordenadora responsável pelo Ensino Infantil é Luciana Sala Righetti.


A secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, destaca os benefícios que estas unidades já trazem às famílias dos assentamentos, pois as unidades já entraram em funcionamento. “Há uma melhora na qualidade de vida dessas crianças. Antes elas precisavam se deslocar até Taveira e hoje estão bem mais próximas de suas casas, de seus pais”, ressalta a secretária, que também agradeceu o empenho dos educadores que lecionam nas unidades escolares rurais.


Para a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, a inauguração das escolas é de grande significado para as famílias dos assentamentos. “Há algum tempo estas famílias ainda lutavam por este pedaço de terra e hoje nós estamos aqui inaugurando uma Escola Municipal. Esta conquista deve ser entendida como uma vitória, principalmente contra o preconceito que uma parcela da sociedade tem para com os assentamentos. Este Governo Municipal está aberto a vocês assim como a todos os demais cidadãos”, enfatizou Cidinha.

A vereadora Durvalina Garcia (PT) destacou a relevância da escolha do nome de Zilda Arns para batizar a escola. “Não existe melhor lugar para homenagear esta grande cidadã brasileira, que sempre lutou e trabalhou pelos que nada tinham. Se ela estivesse viva, tenho certeza de que ficaria feliz com esta homenagem, pois estaria junto daqueles que sempre defendeu”, destacou Durvalina.

O prefeito Cido Sério destacou o trabalho que o Governo Municipal faz pela Educação. “Araçatuba está se tornando cada vez mais uma Cidade Educadora, e para alcançarmos este objetivo precisamos chegar a todas as pessoas, sem exceção. Nossa prioridade é atender os que mais precisam, os bairros que não têm infraestrutura, e estas duas escolas com certeza estão fazendo a diferença para estas crianças e seus pais”, disse o prefeito, que enfatizou que buscará mais parcerias com o Incra para melhorar as condições dos assentamentos.

Também estiveram presentes os secretários Tadami Kawata (Obras e Serviços Públicos), Silvio Garcia (Desenvolvimento Agroindustrial), Jorge Rozas (Meio Ambiente e Sustentabilidade), representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e de Participação Cidadã, além do Coordenador Regional do Incra, Ailton Sadao, o presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) Albertino de Lima, e o coordenador do Conselho Tutelar, Edson Rocha.

0 comentários: