terça-feira, 7 de dezembro de 2010

GOVERNO MUNICIPAL INAUGURA SALA DE LEITURA

Araçatuba está em festa ao comemorar 102 anos de história, e com isso a comunidade ganha mais um presente que potencializa o compromisso do Governo Municipal de valorizar as pessoas e de contribui para a concretização de sonhos. No dia primeiro de dezembro foi inaugurada a “Oficina de Sonhos Isaque de Souza”, na Escola Municipal Leão Nogueira Filho. A Oficina do Sonho faz parte de um projeto implantado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no ano de 2009, cujo objetivo é estimular o gosto pela leitura nos alunos da Rede Municipal de Ensino.


A Oficina de Sonhos foi idealizada como um espaço lúdico, com livros, fantoches, jogos, fantasias, almofadas e recursos importantes de estímulo à leitura e para o exercício da dramatização, através da contação de histórias. O nome “Isaque de Souza” é uma homenagem a um aluno que faleceu de leucemia no dia 4 de setembro, com apenas nove anos. Isaque foi um aluno especial, pois ele ainda nem era alfabetizado e já contava histórias de livros que a mãe lia para ele. Apesar das dificuldades de aprendizagem, era extremamente dedicado à leitura. Os pais estiveram na inauguração da Oficina de Sonhos que leva o nome do filho e entregaram à equipe escolar uma foto para ser fixada.


A diretora da escola, Cláudia Gomes de Oliveira, falou sobre a importância da leitura para as crianças. “Acreditamos na leitura como emancipação do cidadão e essa sala do sonho irá beneficiar muito os nossos alunos. Essa realização só foi possível porque tivemos o apoio de toda equipe da Secretaria de Educação e principalmente do prefeito Cido Sério, que incentiva projetos como este”, disse. A autora do livro “Vida de Boneca”, Yara Pedro de Carvalho, e o padre Orlando Mafei, que é colaborador da Escola, também prestigiaram o evento. Também estiveram presentes a secretária municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Cláudia Cristina Crepaldi Ribeiro, e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Tadami Kawata.


O prefeito Cido Sério destacou o comprometimento que a gestão municipal tem em levar até a Rede Municipal a melhor qualidade de ensino. “Eu gosto muito de ler e acredito que essa é a melhor maneira de aprofundar os conhecimentos, por isso nós nos preocupamos tanto com projetos que incentivem a leitura e a educação”, disse o prefeito.


Em 2010 o Governo Municipal oficializou o Projeto Araçatuba Leitora e entre as ações destacam-se a realização do 1º Seminário de Leitura Infantil e Juvenil, a Olimpíada de Língua Portuguesa e no mês de outubro a distribuição de aproximadamente 15 mil exemplares de obras da literatura infantil aos estudantes, em comemoração ao Dia das Crianças.

0 comentários: