segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ARAÇATUBA É REPRESENTADA EM CONGRESSO EM CUBA

O Ministério da Educação de Cuba realizou, entre os dias 23 e 28 de janeiro, o “Congresso Internacional de Pedagogia 2011”, que aconteceu na cidade de Havana, capital do país. O evento reuniu profissionais de várias partes do mundo em um programa multidisciplinar, com a realização de apresentações de artigos científicos, mesa-redonda, debates, além de visitas às instituições de ensino de Havana, conhecidas mundialmente por sua eficiência. Em 1961, após realizar uma campanha nacional de alfabetização, Cuba tornou-se o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo.


O Congresso coincidiu com as comemorações dos 50 anos desta vitória cubana, que mantém até hoje o índice com ensino gratuito, inclusive o universitário. Araçatuba esteve representada pela secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, e pela estudante do 3º ano de Pedagogia da Fundação Educacional Araçatuba (FEA), Rosana Moraes de Sousa. Também participaram autoridades da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), CEAAL (Conselho de Educação de Adultos da América Latina) e da própria ONU (Organização das Nações Unidas).


O Congresso teve três mil inscritos, que apresentaram trabalhos científicos, contando com professores mestres e doutores, e um seleto grupo de dez estudantes, entre eles a araçatubense e aluna da FEA, que escreveu seus artigos sobre o Projeto Fazer em Cantos, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. Rosana explica a importância de participar desse evento. “No Congresso houve maior participação de professores, poucos alunos apresentaram trabalhos, e isso serviu muito para que eu pudesse continuar nesta caminhada acadêmica. As palestras e oficinas foram ótimas, regadas de conteúdos ricos, com renomados escritores”, diz Rosana. Ela destaca que, um dos pontos mais marcantes que pode perceber em Cuba é o comprometimento que os alunos e os professores têm com a educação.


A secretária Beatriz ressalta que esse Congresso trouxe várias experiências positivas. “Participar do Congresso Internacional de Pedagogia em Cuba foi uma experiência incomparável, pois a educação de lá é de excelência reconhecida. Tive a oportunidade de conhecer vários projetos e ideias novas para aprimorar o nosso trabalho”, diz. Beatriz enfatiza também a importância de conhecer uma nova cultura. “Outro ponto importante foi a troca de experiências com outros países. Lá nós conhecemos representantes da Venezuela, México, Noruega, Chile, entre outros países, além de aprender um pouco mais sobre a cultura de Cuba. Fiquei muito feliz quando visitei algumas escolas e percebi que eles também utilizam os métodos do Projeto Fazer Em Cantos, promovendo a autonomia das crianças, e isso mostra que nós estamos no caminho certo”, finalizou a secretária, que custeou todas as despesas de sua ida a Cuba.


Para Rosana o evento foi muito significativo. “Apresentei dois artigos científicos, um que retrata a questão da inteligência e do preconceito, e outro que partiu de uma experiência vivenciada do estágio na Escola Municipal Alice Couto de Morais, onde pude conhecer o Projeto Fazer em Cantos e me apaixonei. Tomei a decisão após participar de uma semana acadêmica que tivemos da faculdade e, por meio de um amigo, fiquei sabendo do congresso em Cuba. Ousei inscrever os dois artigos e, graças a Deus, os dois foram aprovados”, detalha a estudante.

(A secretária Beatriz realizou uma visita técnica em uma escola em Havana)

O Governo Municipal investe em Educação por acreditar que essa é a única garantia de construção de um futuro melhor. A valorização dos profissionais, que têm liberdade para desenvolver projetos inovadores, amplia a visão de mundo das crianças, que trabalham os mais diversos temas aliados ao conteúdo formal do processo educativo. Iniciativas propostas pelo prefeito Cido Sério, como presentear os 15 mil alunos da Rede Municipal de Ensino com livros infantis, mostram a preocupação do Governo em prestar o melhor serviço de educação às crianças de Araçatuba. O Projeto Fazer em Cantos é reflexo desta política, que foi exemplo em um Congresso Internacional.

1 comentários:

Antonia Beatriz disse...

Também participei desse Congresso em janeiro de 2011, apresentando meu trabalho chamado Ideia Minha. Foi uma experiência muito boa porque além de conhecermos ótimos projetos e pesquisas, tivemos o privilégio de ver como a educação em Cuba é levada a sério, em como as crianças são respeitadas, sendo lá cumprida a lei da constituição universal dos direitos humanos, que fala de saúde e educação e outras mais, e que infelizmente não é cumprida. Espero muito que um dia no Brasil a educação seja prioridade também.

Antonia Beatriz (Projeto Ideia Minha - Brasília- DF)