quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO REALIZA SEMINÁRIO NA ÁREA DE INCLUSÃO

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou hoje na última terça-feira (22) o seminário “Capacitação em Políticas Públicas na Área das Deficiências – Gestão Inclusiva”. O evento é voltado a representantes de secretarias municipais da Prefeitura de Araçatuba e a secretários das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo (AMENSP).


Uma das participantes, a secretária de Educação de Andradina, Tamiko Inoue, destaca a relevância do evento para a região. “Discutir políticas públicas na área de deficiências é de extrema importância, pois essa prática é muito recente e nós ainda temos muitas dúvidas. Dessa forma, nós podemos trocar experiências”, disse.


Fazem parte da AMENSP 16 cidades, sendo elas: Andradina, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Rubiácea, Sud Mennucci, Suzanópolis, Valparaíso. A secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, e o prefeito da cidade anfitriã, Cido Sério, estiveram presentes na aula desta terça-feira.

CONTEÚDO

O Seminário continua nesta quarta-feira (23) na UNIP (Universidade Paulista), das 8hh às 12h e das 13h30 às 17h30. O objetivo é capacitar gestores públicos e da sociedade civil para garantir o direito à cidade a todos os cidadãos, promovendo a inclusão das pessoas com deficiência na cidade.


Estão sendo discutidos temas como definições de deficiência, história da deficiência e movimentos de luta, concepções, mitos, verdades e atitudes, novo papel das instituições na era da inclusão, desafios do poder público, legislação, documentos e convenções da ONU, ações afirmativas de direitos, estratégias de empoderamento, atuação intersetorial em administrações públicas e exemplos de políticas inclusivas.

0 comentários: