segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ESCOLAS DÃO IGUALDADE DE OPORTUNIDADE

Araçatuba possui dois assentamentos, que são fruto de uma luta histórica de famílias vinculadas ao Movimento Sem Terra (MST). Nesses locais residem famílias que vivem da cultura agrícola e para que seus filhos estudem com maior comodidade, o Governo de Araçatuba inaugurou no dia 1 de dezembro de 2010 duas escolas, uma no assentamento Chico Mendes e uma no Hugo Herédia.


De acordo com a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, o investimento em educação cresceu nestes dois anos. “Nós fomos além do que a lei exige, que é 25% do orçamento. O prefeito Cido Sério priorizou a qualidade do ensino, com novos projetos, melhorou a infraestrutura e as escolas dos assentamentos foram implantadas”, destaca. No assentamento Chico Mendes, o investimento foi de R$ 258 mil para Escola Municipal Dra. Zilda Arns Neumann, e no assentamento Hugo Herédia, foram investidos R$ 91 mil na Escola Adriano Goulart Arrueé.


As duas unidades atendem, juntas, a aproximadamente 100 alunos com idade a partir de quatro anos. No prédio adaptado foi feita nova pintura, instalação elétrica, cobertura especial que diminui o calor, reforma do piso e novas salas de aula, tudo com acessibilidade. As crianças agora têm mais conforto e segurança para realizar as atividades.


A secretária destaca ainda os benefícios que essas escolas trazem aos moradores dos assentamentos. “Há uma grande melhora na qualidade de vida de todos. Antes as crianças precisavam se deslocar até Engenheiro Taveira e hoje estão bem mais próximas de suas casas e de suas famílias. As horas que passavam dentro de um ônibus agora são investidas em educação e lazer. Para os pais, é um alívio ter os filhos por perto”, enfatiza a secretária.


Para a diretora de divisão de Ensino, Ana Cláudia Vasconcelos, com a construção das escolas o Governo Municipal atingiu uma importante meta. “O principal é gerar igualdade de oportunidades. O ensino nos assentamentos tem a mesma qualidade de todas as escolas municipais da área urbana. Cumpre-se também a legislação, que prevê que as crianças estudem em escolas próximas às suas residências, o que contribui para a qualidade de vida da família e de toda a comunidade”, conclui.

0 comentários: