segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PROFESSORAS DO AEE TÊM PALESTRA MOTIVACIONAL

"Olhos, mão, alma e sentimento"

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (25) a terceira HTFC (Horário de Trabalho de Formação Continuada) coletiva do ano, voltada para professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e reuniu as professoras de educação inclusiva e suas orientadoras pedagógicas Elaine Samora, Patrícia Passanezi, Laudinete Néry e a chefe de Divisão da Educação Inclusiva Márcia Húngaro.


Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 7h às 13h, e entre os conteúdos estudados estão as quatro áreas das deficiências e o transtorno global do desenvolvimento. Nesta sexta-feira, as professoras assistiram a uma palestra sobre motivação, ministrada pelo professor Odair Nakamune, que trabalhou o tema: “Um novo olhar”. Além da palestra, também foram realizadas dinâmicas. Em seguida, as profissionais foram homenageadas com um vídeo que mostrou fotos de seus alunos.

(As coordenadoras pedagógicas Elaine, Laudinete e Patrícia, a chefe de Divisão da Educação Inclusiva Márcia Húngaro com o professor Odair)


A palestra tratou da importância das professoras na vida das crianças, como exemplificou o professor Odair Nakamune. “Olhos, mão, alma e sentimento. Todas as crianças só pedem um olhar, pois esse olhar pode ser a janela da nossa alma”, disse. De acordo com a professora Chaline Nascimento Salesse, da Escola Municipal Profª Henny Ferraz Homem, a HTFC é importante por vários motivos. “No aspecto psicológico, pois sentimos segurança, no aspecto de formação profissional, pois nos preparamos para o dia-a-dia na atuação do AEE e no aspecto de coletividade, pois assim conseguimos desempenhar um trabalho de equipe”, explicou a professora.

(A professora Chaline e a coordenadora pedagógica Laudinete Néry)

Para a professora Márcia Beatriz Fernandes Prado Alves, da Escola Leda Aparecida Martins, a HTFC foi muito boa, pois veio de encontro com as necessidades do dia. “A reunião foi ótima e a palestra foi muito importante, pois muitas vezes nós precisamos de um estímulo para continuar o nosso trabalho e uma frase de incentivo nos reergue, além de ser um momento de troca de experiências”, completou.

(Dinâmica demostrou a importância das professoras na vida de seus alunos)

A chefe de Divisão da Educação Inclusiva, Márcia Húngaro, define a HTFC como um momento de formação e de troca de experiência. “Durante a HTFC nós procuramos trabalhar as necessidades de cada professor. Nesse momento, o professor também troca experiências com a turma, falando das conquistas e das dificuldades enfrentadas. Na formação continuada, nós realizamos uma hora de aula em libras”, finalizou.

0 comentários: