quinta-feira, 31 de março de 2011

PROJETO PROMOVE EDUCAÇÃO PARA HIGIENE BUCAL

Parceria entre o Governo Municipal e a Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) está beneficiando alunos do Cemfica TV e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Toda semana uma equipe de estudantes de odontologia realizam encontros nos dois órgãos municipais e ensinam os alunos a importância da higiene bucal e como ela deve ser feita para evitar problemas como a cárie. Como escovar os dentes corretamente e os procedimentos do uso do fio dental são assuntos abordados, entre outros.


Os alunos também passam por exames que diagnosticam a existência de cáries. A diretora do CEMFICA TV, Patrícia Fernandes da Silva, aprova o projeto. “Desde 2009 temos esta parceria e é fundamental que as crianças recebam esse tipo de orientação, para que cresçam saudáveis e sem problemas bucais”, explicou.


O projeto atende crianças a partir de quatro anos e cada aluno recebe uma escova de dentes. Para a universitária Andrea Alves Parra, além de agregar experiência é uma prestação de serviços à comunidade. “Toda semana nós visitamos as crianças e passamos orientações sobre higienização e câncer bucal, além de outros assuntos importantes. Nós estamos exercitando a prática, que é importante para a profissão, e estendemos esse conhecimento para a comunidade”, disse.


"A escola de hoje não tem somente como objetivo os conteúdos curriculares. Preocupa-se, também, com o bem estar e a formação integral dos alunos, prezando inclusive, pela qualidade de vida", acrescenta a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira.

quarta-feira, 30 de março de 2011

TURMA DA MÔNICA É TEMA DE PROJETO

Os alunos da Escola Municipal Professor Enoy Chaves da Costa Leone iniciaram, no primeiro bimestre, o Projeto “Turma da Mônica – A vida em quadrinhos”, cuja finalidade é buscar subsídios nas histórias do autor Maurício de Souza para auxiliar no trabalho pedagógico de maneira lúdica e prazerosa.


A diretora Ieda Carla Benante Pazian explica que o projeto tem como objetivo a construção e formação da identidade. “Levamos as crianças a perceberem-se como indivíduos, nas diferentes faixas etárias, e aprenderem a diferenciar seus gostos, opiniões e a compreender e respeitar a existência do outro e do meio em que convivem”, disse.


O projeto trabalha todos os eixos da Educação Infantil, como linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, artes visuais, música e movimento. As crianças trabalham de forma lúdica os eixos, que são atrelados ao contexto da história de cada personagem. Na matemática, as professoras estão trabalhando a cor das roupas dos personagens, e no eixo natureza e sociedade, as crianças estão aprendendo sobre os animais de estimação que aparecem nos quadrinhos.





BERÇÁRIO

Os alunos do berçário também estão participando do projeto, tendo contato com os quadrinhos e com bonecos da Turma da Mônica. Além disso, as professoras, preocupadas em oferecer uma alimentação saudável, serviram aos pequenos a fruta preferida da personagem Magali, que é melancia. As crianças adoram a experiência, pois muitos nunca haviam experimento a fruta.





ANITA MALFATTI

Os alunos da Etapa II também irão aprender um pouco sobre a história da pintora Anita Malfatti. A partir daí irão produzir uma tela coletiva, fazendo uma releitura do quadro “Vendedora de frutas”. “A idéia da releitura surgiu quando eu vi o livro História em Quadrões, onde o Maurício de Souza faz uma paródia com obras famosas de artistas como Renoir, Candido Portinari e a própria Anita Malfatti”, explicou a diretora.

PROJETO ESCOLAR ENSINA COMO PLANTAR HORTA

Parceria entre a secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) e a Escola Municipal Professor Luiz Aparecido Bertolucci está proporcionando um momento especial aos alunos, de muita aprendizagem, aulas práticas prazerosas e em locais diferentes da sala de aula. Com o projeto Criando o Amanhã, foi desenvolvida uma horta escolar, fazendo com que as crianças aprendessem todo o processo de construção de uma horta.


As atividades iniciaram no dia 21 de fevereiro com o plantio de sementes de alface americana e alface crespa em bandejas de isopor. Este trabalho inicial originou 400 mudas de cada espécie. O trabalho foi desenvolvido com as turmas dos dois períodos (manhã e tarde). Após a semeadura, as bandejas foram levadas para a Casa de Vegetação, a estufa da Horta Municipal, local próprio para o desenvolvimento, onde permaneceram até esta semana. Neste intervalo, funcionários da SMDA prepararam o espaço na escola destinado para a horta, com aplicação de herbicida e construção dos canteiros. Este trabalho também contou com o apoio de equipe do Programa Lobato – Sítio da Criança, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

No início desta semana, as bandejas retornaram para a escola com as mudas já desenvolvidas. Com orientação de técnicos, as crianças realizaram o plantio das 400 mudas de alface crespa e 400 mudas de alface americana. Foram acrescentadas também 200 mudas de salsinha e 200 de cebolinha. “Nosso objetivo foi fazer com que as crianças pudessem acompanhar as atividades da horta desde o início, observando todos os estágios de desenvolvimento das plantas, desde a semeadura em bandeja até o plantio da mudinha no local definitivo”, destaca William Benez Fernandes, diretor de Apoio ao Agronegócio da SMDA.


Para a diretora da escola, Vitória Cristina Dias Garcia de Mello, o projeto tem várias particularidades importantes que influem no aprendizado dos alunos. “Estamos trabalhando diversos conceitos, como meio ambiente, alimentação saudável, a parte biológica, que envolve o desenvolvimento das mudas, além de proporcionar às crianças um conhecimento prático que com certeza elas comentarão com os pais em casa. E, quem sabe, assim muitas famílias também não adotam a prática”, diz, animada, a diretora.

sexta-feira, 25 de março de 2011

ALUNOS DA AMA PARTICIPAM DE ATIVIDADE LÚDICA

Os alunos da Associação de Amigos do Autista (AMA) participaram de uma atividade chamada “trilha do conhecimento”, que foi desenvolvida pela professora Edvania Janaina Araújo. O trabalhou contou com jogo de perguntas e resposta, utilizando noções de números e quantidades, compreensão de ordens, sequência numérica, noção espacial, leitura, comunicação e compreensão.


O jogo é de fator espontâneo e atua como instrumento incentivador e motivador da aprendizagem para os alunos da AMA. Através dele, o aluno desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima. A atividade proporcionou grandes resultados, como explica Edvania. ”Os alunos realizaram a atividade de forma lúdica e souberam respeitar as regras e compreender os comandos”, disse.

O objetivo é melhorar a interação do aluno com o professor, trabalhar noções de regras e limites, proporcionar meios para que os alunos desenvolvam e ampliem seus conhecimentos, oportunizar meios para minimizar as dificuldades apresentadas e estimular a compreensão e o raciocínio lógico.


AMA

A AMA trabalha para proporcionar ao autista uma vida digna: trabalho, saúde, lazer e integração à sociedade, além de oferecer à família da pessoa com autismo instrumentos para a convivência no lar e em sociedade, promovendo e incentivando pesquisas sobre o autismo, difundindo o conhecimento acumulado.

quinta-feira, 24 de março de 2011

ALUNOS APRENDEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS

Desde o início do primeiro bimestre, os alunos da Etapa II da Escola Municipal Alice Couto de Morais iniciaram o projeto “Um pé de quê ?”, que consiste em ensinar aos pequenos a importância de incluir frutas na alimentação. O projeto ainda estimula a percepção de cores e sabores, levando a criança a reconhecer os nomes dos alimentos e aprender desde cedo sobre a importância da alimentação saudável.


A professora responsável pelo projeto, Lucimar Souza Silvestre, explica que o objetivo do trabalho é fazer com que as crianças tenham contato com alguma árvore frutífera e possam trazer para sala de aula e dividir a experiência com os colegas.


“Eu comecei o projeto trazendo goiaba para sala de aula e expliquei aos alunos como é a árvore, falando sobre algumas características nutricionais da fruta. Em seguida, os alunos puderam experimentá-la”, disse Lucimar, enfatizando que pediu aos pais que incentivem as crianças a trazer frutas que elas mesmas tenham colhido de alguma árvore e, se possível, que fotografem o momento para mostrar aos outros alunos.


A aluna Ana Júlia foi uma das primeiras a trazer fruta para sala de aula e disse que se divertiu ao colher acerola no sítio do tio. Os pais registraram o momento para que todas as crianças pudessem ver como é o pé de da fruta. No final, a turma saboreou o suco preparado pela professora Lucimar.

quarta-feira, 23 de março de 2011

PROGRAMAÇÃO DO CULTURAÇA

terça-feira, 22 de março de 2011

PEBA RECEBE VISITA DE ALUNOS DA REDE

A Semana das Águas, que teve início na manhã de ontem (20), realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), recebeu hoje (21), no período da manhã e da tarde, no Parque Ecológico Baguaçu (PEBA), alunos da rede municipal de ensino. O objetivo da visita foi explicar aos alunos a importância da água e, principalmente, a sua preservação.


Além de conhecerem o PEBA, os alunos assistiram a um teatro de fantoches que falou sobre o uso correto da água. Eles também fizeram um passeio na trilha do Parque (trilha interpretativa) com ênfase na preservação dos Recursos Hídricos. Todos os alunos também tiveram a oportunidade de conhecerem o Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba (DAEA).

Em contato com a natureza, as crianças conheceram a mata ciliar e perguntaram sobre as espécies de árvores existentes. Viram o ribeirão Baguaçu e aprenderam conceitos sobre preservação ambiental. A visita ao parque durou aproximadamente duas horas.

A implementação de atividades socioculturais e recreativas em toda a rede pública é uma preocupação do Governo Municipal de Araçatuba. Oferecer opções de lazer e entretenimento para as crianças faz com que elas conheçam o que a cidade tem a oferecer, valorizando ainda mais o lugar onde vivem.


SEMANA DA ÁGUA

Com o objetivo de preservar o meio ambiente, cuidar das nascentes, dos córregos e rios e fazer com que o planeta permaneça e trabalhar para recuperar o que está sendo degradado, o Governo Municipal, por meio da SMMAS, deu início na tarde de ontem (20) à Semana das Águas.

O principal objetivo do projeto é sensibilizar a sociedade araçatubense da importância da conservação das águas subterrâneas, das nascentes, dos córregos e rios, fazendo com que a cidade contribua cada vez mais para uma vida melhor no planeta, com cidadãos conscientes, participativos e educados para a preservação.

terça-feira, 15 de março de 2011

ESCOLA REALIZA "DE MÃOS DADAS COM A ARTE"

Há três anos a Escola Municipal Alice Couto de Moraes realiza o projeto “De mãos dadas com a arte”, que tem como objetivo intensificar o estudo da arte como meio de formação da criança de maneira divertida e prazerosa. O projeto é anual e todas as turmas participam. A cada bimestre um tema é estudado e o primeiro a ser trabalhado é “Renascimento”.


Partindo da concepção de que arte é uma linguagem manifestada desde os primeiros momentos da história da humanidade e estruturada em cada época de maneira singular, esse projeto irá contribuir muito para o conhecimento dos alunos, como explica a diretora Carmem Silvia Soares. “Idealizamos o projeto com a intenção de que nossas crianças vivenciassem através da arte diferentes formas de linguagem, o que acarretará no desenvolvimento das habilidades e competências para formação de um cidadão crítico, criativo e competente”.


O projeto ainda viabiliza a interação escola e família, oportunizando o acesso à arte aos familiares dos alunos, aguçando assim a participação e conhecimento e da cultura de um modo geral. O projeto também possibilita a pesquisa, consolidando grupos de estudos e formação dos educadores da escola.

FAZER EM CANTOS

Aliado a esse projeto está o Fazer Em Cantos, que visa a autonomia da criança e utiliza a brincadeira como forma de aprendizagem. Nesse bimestre, os alunos estarão confeccionando a mascote da turma. Cada sala escolheu um animal que irá representá-los na escola. O primeiro passo para produção da mascote foi uma pesquisa realizada pelos alunos; em seguida teve uma votação para escolher o animal e a partir da próxima semana as crianças, juntamente com a professora responsável, irão confeccionar a mascote.

PROJETO DA EDUCAÇÃO REPERCUTE AO PASSAR NA TV

O Projeto “Fazer Em Cantos”, implantado pelo Governo Municipal no início de 2010, superou as expectativas da Secretaria Municipal de Educação. Por meio das atividades desenvolvidas, as crianças adquiriram mais autonomia, além de desenvolver aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social. Recentemente, ele foi apresentado em Cuba durante o Congresso Internacional de Pedagogia 2011, do qual a participaram a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, e a estudante do 3º ano de Pedagogia da Fundação Educacional Araçatuba (FEA), Rosana Moraes de Sousa.

O “Fazer Em Cantos” é um dos principais destaques de Araçatuba e no dia 5 de março (sábado) a TV TEM, afiliada da Rede Globo, exibiu uma reportagem mostrando o projeto, suas características e o dia-a-dia das crianças. A reportagem repercutiu entre os pais dos alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Pimentel Ferraz, onde foi gravada. “Os pais e as crianças ficaram muito felizes em assistir o projeto e a escola na TV. Os alunos comentavam que viram colegas e funcionários, cheios de estímulo”, explicou a diretora Ana Cláudia Denadai Ribeiro, que concedeu entrevista.

A reportagem também repercutiu na região de Araçatuba, como explica a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira. “Recebi alguns e-mails elogiando o nosso trabalho, inclusive um da cidade de Catanduva, querendo saber mais a respeito do projeto e perguntando inclusive se a escola que foi mostrada era particular”, disse.

AMPLIAÇÃO

No início de 2009 (08/02), o projeto foi implantado nas escolas Alice Couto de Morais, Joanita Galvão Sampaio, Maria Aparecida Pimentel Ferraz e Mariana Guedes Tibagy. Porém, os resultados foram tão positivos que a Secretaria Municipal de Educação está implantando o projeto em mais seis escolas de Educação Infantil. São elas: Ana Maria Néri Landre, Cláudio Evangelista Teixeira, Deodato Isique, Ermelinda Geralda da Silva Soga, Maria Helena de Freitas Carli e Suzana Echelon Ortiz.

segunda-feira, 14 de março de 2011

PROGRAMA DOADOR DO FUTURO RETOMA ATIVIDADES

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba firmaram novamente a parceria para a realização do projeto “Doador do Futuro”, que foi implantado no Núcleo de Araçatuba em 2010. Inicialmente, os trabalhos foram realizados nas Escolas Municipais Faustina Maximiano do Amaral, no bairro Castelo Branco, e Hélia Pinholi Mungo, no bairro Morada dos Nobres, com atividades como a “Hora de Brincar”, em que as crianças participaram de momentos de recreação enquanto seus pais doavam sangue.

O projeto é realizado em uma escola por semestre, e neste ano ocorrerá na Escola Municipal Maria de Freitas Souza. O programa tem por objetivo conscientizar as crianças da importância da doação de sangue. As novidades para este ano são o incentivo da preservação do meio ambiente para a preservação da saúde e também o “agente mirim”, onde cada criança receberá a missão de recrutar dois doadores de sangue até o mês de junho, quando ocorrerá o “Arraiá do Doador”, festa destinada à comemoração do término das atividades com temática caipira.

No dia 18 de março as crianças sairão às ruas para distribuir folders e cartazes para incentivar a população a doar sangue. Os interessados em realizar a doação devem dirigir-se ao Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba, na Avenida Arthur Ferreira da Costa, 330. Para tirar dúvidas basta entrar em contato no telefone (18) 2102-9400.

sexta-feira, 11 de março de 2011

GOVERNO INSTALA CLIMATIZADORES EM BERÇÁRIOS

Araçatuba é conhecida pelo intenso calor, não apenas no verão, mas durante todo o ano. E para garantir mais bem-estar às crianças das Escolas Municipais, principalmente com idades entre zero e cinco anos, o Governo Municipal está instalando climatizadores em todas as unidades de Ensino Infantil que possuem berçário, fato inédito em Araçatuba.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (SME), no total são 33 escolas de Educação Infantil, das quais 31 que possuem berçários, chamados também de salas de dormir. O objetivo é contemplar cada espaço com o equipamento para que as crianças sejam cada vez mais beneficiadas.


Com o ambiente climatizado, as crianças poderão descansar melhor e o ambiente fica mais agradável e a mudança é significativa. Professores e diretores relatam que as crianças ficavam impacientes por causa do calor. “Agora as salas ficarão muito mais confortáveis para elas e também para os profissionais que trabalham no local”, comentou a chefe de Divisão de Gestão da SMC, Thelma Luci Trentin Madri.

33 escolas de Educação Infantil e, as 31 que possuem berçários, receberão os climatizadores. Ainda de acordo com Thelma, até o final do ano todas as Emeb’s receberão os equipamentos. “Os climatizadores estão sendo instalados periódicamente. Dessa forma, a Educação está trabalhando para que as salas sejam equipadas o mais rápido possível”, diz Thelma.


O prefeito Cido Sério destaca que a implantação dos climatizadores é mais uma parte do processo de transformar Araçatuba em uma cidade educadora. “Estamos criando igualdade de oportunidades, garantindo espaços de qualidade em todas as escolas, para que elas sejam um lugar onde as crianças queiram estacar cada vez mais. Os climatizadores não significam apenas mais conforto, e sim mais respeito e dignidade para as crianças e funcionários”, destaca o prefeito.

REFORMA EM ESCOLA MELHORA QUALIDADE DO ENSINO

A Escola Municipal Professora Esther Gazoni foi uma das 25 escolas que foram reformadas nesses dois primeiros anos da atual administração. A unidade passou por uma grande transformação a partir de dezembro de 2009, com troca de todo o piso do prédio, reforma no teto e substituição da laje do berçário, troca do telhado dos pátios (interno e externo), reforma de dois banheiros e instalação de toldo para proteger do sol em toda área externa da escola.

Para a diretora Silvia Gabas de Carvalho a reforma trouxe vários benefícios aos 360 alunos. “As melhorias foram significativas. O telhado do pátio foi refeito com material que deixou o ambiente mais fresco e muito mais bonito. O problema mais grave que a escola apresentava, apesar de todas as infiltrações, goteiras, e pouco espaço para o refeitório, era com relação ao berçário. O teto estava comprometido e ameaçava desmoronar, por isso foi interditado em 2009 pela Prefeitura, que logo providenciou a reforma total da escola”, disse.

De acordo com a chefe de divisão de Educação Infantil, Priscila Sales Rodrigues, a reforma do berçário era a maior preocupação não só dos profissionais, mas também dos pais das crianças. “Sem dúvidas a reforma do berçário possibilitou um grande avanço na qualidade do serviço prestado, pois além de garantir inigualável segurança às crianças também possibilitou aumentar o número de vagas e atender a demanda dos pais”, explicou.

REFORMAS

No total, 25 escolas passaram por reforma, incluindo a construção de duas na Zona Rural de Araçatuba, e isso mostra a preocupação do Governo Municipal em transformar Araçatuba em uma cidade educadora. Exemplo disso é a Escola Municipal Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, que atualmente é palco de uma grande reforma iniciada no mês de janeiro, com investimento de aproximadamente 1 milhão de reais.

ESCOLA SILENE MARIA BARRETO TEM AULAS DE JUDÔ

Parceria entre professores de judô, sob a direção de Marcelo Honda Kihada, e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação (SMELR) deu origem ao programa “Portal dos Campeões”, que pretende ensinar as crianças da Escola Municipal Silene Maria Barreto, do bairro São Rafael, as técnicas do esporte.

O principal objetivo é utilizar o judô como uma fonte para desenvolver as habilidades motoras, aprimorar a autoconfiança e o autocontrole e também o valor do respeito e da disciplina. Ainda em fase de implantação, a atividade está ocorrendo nos horários de aula durante as terças-feiras e quintas-feiras. Neste primeiro momento, as aulas acontecem mais como forma de recreação, para que as crianças sintam-se estimuladas a praticarem o esporte.

O programa recém criado, que completará um mês no próximo dia quinze, pretende abrir as aulas para a comunidade em breve. Materiais como quimonos e tatames estão em processo de compra e estarão disponíveis aos alunos em breve, de forma gratuita. O Governo Municipal estimula parcerias com o objetivo de fortalecer atividades ligadas à Educação, tanto entre secretarias, iniciativa privada ou voluntários. Assim, cada vez mais as crianças da Rede Municipal de Ensino têm oportunidades para desenvolver seus talentos.

quinta-feira, 3 de março de 2011

ESCOLA LEÃO NOGUEIRA FILHO TEM PEV-ECOPONTO

Na manha desta terça-feira (01) as secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade inauguraram um novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) Ecoponto. Desta vez foi na Escola Municipal Leão Nogueira Filho, no bairro Jardim Iporã. O Ecoponto é uma “casinha”, onde as crianças depositam todo material reciclável trazido de suas casas. Entre os materiais estão garrafas pet, plástico, embalagens tetra pak, metais e papéis.


A diretora da escola, Célia Regina da Silva, aprovou a implantação do Ecoponto, pois é uma forma de trabalhar educação ambiental com os alunos. “Esse PEV Ecoponto trará muitos benefícios, pois dessa forma as crianças podem trazer as embalagens recicláveis que, às vezes, até seriam jogadas no lixo de suas residências. Nosso objetivo é que cada criança traga pelo menos uma embalagem por dia”, explicou.


Para o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), José Luis de Carvalho Salles, a intenção é coletar o maior número possível de recicláveis. “O objetivo de implantar o Ecoponto é conscientizar as crianças e a população para importância da reciclagem e recolher esse material que poderia ser jogado nos rios ou depositado de forma irregular no solo”, ressaltou.


O PEV-Ecoponto é instalado próximo à grade da escola, de uma maneira que torna possível também à comunidade depositar lixo reciclável. “A escola pode desenvolver atividades de conscientização no bairro, para que os moradores não misturem mais o reciclável com o lixo orgânico”, destaca Salles.

PARCERIA

O Ecoponto surgiu através de ideias sugeridas por alunos da rede municipal durante a Conferência Infantil pelo Meio Ambiente, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e SMMAS. A Veja Engenharia Ambiental e o Supermercado Rondon também participam desse projeto.

CARAVANA

A Caravana do Meio Ambiente esteve presente na inauguração do PEV-Ecoponto. O Projeto é desenvolvido pelas Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde (Núcleo de Educação e Saúde) e de Educação. A caravana desenvolveu várias atividades com as crianças, como música, pintura e brincadeiras.

CULTURA CAIPIRA É CELEBRADA EM ARAÇATUBA

A Bandeira do Divino chegou ao Paço Municipal na noite de terça-feira (01), acompanhada dos foliões de reis, do capitão e dos palhaços. Também chegaram os catireiros, que fizeram o chão tremer com o impacto da sua tradição. E Araçatuba celebrou a cultura, mágica, festiva e religiosa, reunindo autoridades municipais e prefeitas de cidades da região. O grande encontro marcou a entrega dos certificados para os participantes do Projeto Resgate: Folia de Reis, realizado na Oficina Cultural Silvio Russo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Companhia de Reis Estrela D’Alva.


O prefeito Cido Sério esteve presente, acompanhado de secretários municipais, dos vereadores Joaquim Pereira de Castilho (PDT), Edval Antônio dos Santos (PP), da vereadora Durvalina Garcia (PT), e das prefeitas René Crema Vidoto, de Gabriel Monteiro, e Terezinha Salesse, de Bento de Abreu. Também participaram a presidente do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, Cláudia Colli, o coordenador da Oficina Cultural, Paulo de Carvalho, e os coordenadores da Queima do Alho da Festa do Peão de Barretos, João Paulo Martins e Dorival Gonçalves.

O Projeto Resgate: Folia de Reis aconteceu entre janeiro e fevereiro, disponibilizando 25 vagas direcionadas para adolescentes e adultos. Foram abordados os temas História da Tradição, Música Instrumental, Versos e Cantos e Coreografia, valorizando ainda mais a tradição da Folia de Reis em Araçatuba por meio de ações que culminem com a formação de um novo grupo. “O objetivo é preservar essa tradição na região, evitando o eventual desaparecimento da prática do reizado”, destaca Cláudia Colli.


Os participantes receberam os certificados do curso durante o evento, que contou com apresentações das Companhias de Reis Estrela D’Alva, que completou 126 anos de existência, e Estrela do Oriente, com 66 anos. Representantes da Bandeira do Divino Espírito Santo, de comitivas de peões de boiadeiros, do grupo Figueira da Viola, de artesãos e do Grupo Seresta de Araçatuba também participaram. “A cultura é vida e o trabalho de todos vocês é importantíssimo para a manutenção da nossa tradição, para que ela continue viva”, enfatizou o secretário de Cultura Hélio Consolaro.

A secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, falou sobre o Grupo de Catira Novos Araçás, que se apresentou no evento e tem apoio do Governo Municipal. “Os Novos Araçás estão fazendo um resgate desta cultura da Catira nas escolas municipais. Durante as aulas de Educação Física e Artes eles ensinam a Catira para as crianças. É lindo ver alunos de quatro, cinco anos sapateando com força o chão”, disse a secretária. O grupo é formado por dois violeiros e oito catireiros.

O prefeito Cido Sério declarou que cresceu em meio a essas manifestações. “Todos nós, caipiras do interior, temos ligação com essas tradições. A cultura de raiz precisa ser cada vez mais fortalecida, pois esta é a nossa identidade. E o nosso governo tem trabalhado nesta direção, dando apoio para que trabalhos como o Projeto Resgate aconteça, incentivando a criação de novos grupos e levando a cultura para as escolas”, destacou o prefeito.