quinta-feira, 3 de março de 2011

ESCOLA LEÃO NOGUEIRA FILHO TEM PEV-ECOPONTO

Na manha desta terça-feira (01) as secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade inauguraram um novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) Ecoponto. Desta vez foi na Escola Municipal Leão Nogueira Filho, no bairro Jardim Iporã. O Ecoponto é uma “casinha”, onde as crianças depositam todo material reciclável trazido de suas casas. Entre os materiais estão garrafas pet, plástico, embalagens tetra pak, metais e papéis.


A diretora da escola, Célia Regina da Silva, aprovou a implantação do Ecoponto, pois é uma forma de trabalhar educação ambiental com os alunos. “Esse PEV Ecoponto trará muitos benefícios, pois dessa forma as crianças podem trazer as embalagens recicláveis que, às vezes, até seriam jogadas no lixo de suas residências. Nosso objetivo é que cada criança traga pelo menos uma embalagem por dia”, explicou.


Para o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), José Luis de Carvalho Salles, a intenção é coletar o maior número possível de recicláveis. “O objetivo de implantar o Ecoponto é conscientizar as crianças e a população para importância da reciclagem e recolher esse material que poderia ser jogado nos rios ou depositado de forma irregular no solo”, ressaltou.


O PEV-Ecoponto é instalado próximo à grade da escola, de uma maneira que torna possível também à comunidade depositar lixo reciclável. “A escola pode desenvolver atividades de conscientização no bairro, para que os moradores não misturem mais o reciclável com o lixo orgânico”, destaca Salles.

PARCERIA

O Ecoponto surgiu através de ideias sugeridas por alunos da rede municipal durante a Conferência Infantil pelo Meio Ambiente, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e SMMAS. A Veja Engenharia Ambiental e o Supermercado Rondon também participam desse projeto.

CARAVANA

A Caravana do Meio Ambiente esteve presente na inauguração do PEV-Ecoponto. O Projeto é desenvolvido pelas Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde (Núcleo de Educação e Saúde) e de Educação. A caravana desenvolveu várias atividades com as crianças, como música, pintura e brincadeiras.

0 comentários: