terça-feira, 15 de março de 2011

ESCOLA REALIZA "DE MÃOS DADAS COM A ARTE"

Há três anos a Escola Municipal Alice Couto de Moraes realiza o projeto “De mãos dadas com a arte”, que tem como objetivo intensificar o estudo da arte como meio de formação da criança de maneira divertida e prazerosa. O projeto é anual e todas as turmas participam. A cada bimestre um tema é estudado e o primeiro a ser trabalhado é “Renascimento”.


Partindo da concepção de que arte é uma linguagem manifestada desde os primeiros momentos da história da humanidade e estruturada em cada época de maneira singular, esse projeto irá contribuir muito para o conhecimento dos alunos, como explica a diretora Carmem Silvia Soares. “Idealizamos o projeto com a intenção de que nossas crianças vivenciassem através da arte diferentes formas de linguagem, o que acarretará no desenvolvimento das habilidades e competências para formação de um cidadão crítico, criativo e competente”.


O projeto ainda viabiliza a interação escola e família, oportunizando o acesso à arte aos familiares dos alunos, aguçando assim a participação e conhecimento e da cultura de um modo geral. O projeto também possibilita a pesquisa, consolidando grupos de estudos e formação dos educadores da escola.

FAZER EM CANTOS

Aliado a esse projeto está o Fazer Em Cantos, que visa a autonomia da criança e utiliza a brincadeira como forma de aprendizagem. Nesse bimestre, os alunos estarão confeccionando a mascote da turma. Cada sala escolheu um animal que irá representá-los na escola. O primeiro passo para produção da mascote foi uma pesquisa realizada pelos alunos; em seguida teve uma votação para escolher o animal e a partir da próxima semana as crianças, juntamente com a professora responsável, irão confeccionar a mascote.

0 comentários: