quarta-feira, 30 de março de 2011

PROJETO ESCOLAR ENSINA COMO PLANTAR HORTA

Parceria entre a secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) e a Escola Municipal Professor Luiz Aparecido Bertolucci está proporcionando um momento especial aos alunos, de muita aprendizagem, aulas práticas prazerosas e em locais diferentes da sala de aula. Com o projeto Criando o Amanhã, foi desenvolvida uma horta escolar, fazendo com que as crianças aprendessem todo o processo de construção de uma horta.


As atividades iniciaram no dia 21 de fevereiro com o plantio de sementes de alface americana e alface crespa em bandejas de isopor. Este trabalho inicial originou 400 mudas de cada espécie. O trabalho foi desenvolvido com as turmas dos dois períodos (manhã e tarde). Após a semeadura, as bandejas foram levadas para a Casa de Vegetação, a estufa da Horta Municipal, local próprio para o desenvolvimento, onde permaneceram até esta semana. Neste intervalo, funcionários da SMDA prepararam o espaço na escola destinado para a horta, com aplicação de herbicida e construção dos canteiros. Este trabalho também contou com o apoio de equipe do Programa Lobato – Sítio da Criança, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

No início desta semana, as bandejas retornaram para a escola com as mudas já desenvolvidas. Com orientação de técnicos, as crianças realizaram o plantio das 400 mudas de alface crespa e 400 mudas de alface americana. Foram acrescentadas também 200 mudas de salsinha e 200 de cebolinha. “Nosso objetivo foi fazer com que as crianças pudessem acompanhar as atividades da horta desde o início, observando todos os estágios de desenvolvimento das plantas, desde a semeadura em bandeja até o plantio da mudinha no local definitivo”, destaca William Benez Fernandes, diretor de Apoio ao Agronegócio da SMDA.


Para a diretora da escola, Vitória Cristina Dias Garcia de Mello, o projeto tem várias particularidades importantes que influem no aprendizado dos alunos. “Estamos trabalhando diversos conceitos, como meio ambiente, alimentação saudável, a parte biológica, que envolve o desenvolvimento das mudas, além de proporcionar às crianças um conhecimento prático que com certeza elas comentarão com os pais em casa. E, quem sabe, assim muitas famílias também não adotam a prática”, diz, animada, a diretora.

0 comentários: