quinta-feira, 31 de março de 2011

PROJETO PROMOVE EDUCAÇÃO PARA HIGIENE BUCAL

Parceria entre o Governo Municipal e a Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) está beneficiando alunos do Cemfica TV e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Toda semana uma equipe de estudantes de odontologia realizam encontros nos dois órgãos municipais e ensinam os alunos a importância da higiene bucal e como ela deve ser feita para evitar problemas como a cárie. Como escovar os dentes corretamente e os procedimentos do uso do fio dental são assuntos abordados, entre outros.


Os alunos também passam por exames que diagnosticam a existência de cáries. A diretora do CEMFICA TV, Patrícia Fernandes da Silva, aprova o projeto. “Desde 2009 temos esta parceria e é fundamental que as crianças recebam esse tipo de orientação, para que cresçam saudáveis e sem problemas bucais”, explicou.


O projeto atende crianças a partir de quatro anos e cada aluno recebe uma escova de dentes. Para a universitária Andrea Alves Parra, além de agregar experiência é uma prestação de serviços à comunidade. “Toda semana nós visitamos as crianças e passamos orientações sobre higienização e câncer bucal, além de outros assuntos importantes. Nós estamos exercitando a prática, que é importante para a profissão, e estendemos esse conhecimento para a comunidade”, disse.


"A escola de hoje não tem somente como objetivo os conteúdos curriculares. Preocupa-se, também, com o bem estar e a formação integral dos alunos, prezando inclusive, pela qualidade de vida", acrescenta a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira.

0 comentários: