quarta-feira, 30 de março de 2011

TURMA DA MÔNICA É TEMA DE PROJETO

Os alunos da Escola Municipal Professor Enoy Chaves da Costa Leone iniciaram, no primeiro bimestre, o Projeto “Turma da Mônica – A vida em quadrinhos”, cuja finalidade é buscar subsídios nas histórias do autor Maurício de Souza para auxiliar no trabalho pedagógico de maneira lúdica e prazerosa.


A diretora Ieda Carla Benante Pazian explica que o projeto tem como objetivo a construção e formação da identidade. “Levamos as crianças a perceberem-se como indivíduos, nas diferentes faixas etárias, e aprenderem a diferenciar seus gostos, opiniões e a compreender e respeitar a existência do outro e do meio em que convivem”, disse.


O projeto trabalha todos os eixos da Educação Infantil, como linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, artes visuais, música e movimento. As crianças trabalham de forma lúdica os eixos, que são atrelados ao contexto da história de cada personagem. Na matemática, as professoras estão trabalhando a cor das roupas dos personagens, e no eixo natureza e sociedade, as crianças estão aprendendo sobre os animais de estimação que aparecem nos quadrinhos.





BERÇÁRIO

Os alunos do berçário também estão participando do projeto, tendo contato com os quadrinhos e com bonecos da Turma da Mônica. Além disso, as professoras, preocupadas em oferecer uma alimentação saudável, serviram aos pequenos a fruta preferida da personagem Magali, que é melancia. As crianças adoram a experiência, pois muitos nunca haviam experimento a fruta.





ANITA MALFATTI

Os alunos da Etapa II também irão aprender um pouco sobre a história da pintora Anita Malfatti. A partir daí irão produzir uma tela coletiva, fazendo uma releitura do quadro “Vendedora de frutas”. “A idéia da releitura surgiu quando eu vi o livro História em Quadrões, onde o Maurício de Souza faz uma paródia com obras famosas de artistas como Renoir, Candido Portinari e a própria Anita Malfatti”, explicou a diretora.

0 comentários: