sexta-feira, 29 de abril de 2011

ALUNOS DA EMEB EGLES GABAS REALIZAM ATIVIDADES

OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA (EMEB)EGLES GABAS DE CARVALHO, INICIARAM EM MARÇO, ATIVIDADES COMPLEMENTARES QUE SÃO REALIZADAS NA ESCOLA ARY BOCUY, ONDE O OBJETIVO É OFERECER ATIVIDADES DE RECREAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E ARTES DURANTE O CONTRA-TURNO DAS AULAS. SEM CONTAR NA SEGURANÇA E COMODIDADE DAS CRIANÇAS. NO MÊS DE ABRIL, OS ALUNOS REALIZAM VÁRIAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO DIA DO ÍNDIO E A PÁSCOA. E PARA COMEMORAR ESSAS DATAS, VÁRIAS APRESENTAÇÕES DE DANÇA FORAM REALIZADAS, SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA RITA MINARI.ABAIXO VOCÊ CONFERE ALGUMAS FOTOS:









REFORMA E AMPLIAÇÃO TRANSFORMAM ESCOLAS

“Não são apenas mudanças na estrutura predial, mas sim uma grande transformação no espírito das escolas”, destaca a secretária de Educação, professora Beatriz Soares Nogueira. Assim ela define as obras que estão em andamento em três escolas municipais, localizadas nos bairro São José, Lago Azul e Vila Mendonça. Além das reformas, que inclui as adaptações para as normas de acessibilidade, duas estão sendo ampliadas.

Na Escola Municipal Monsenhor Victor Mazzei, no bairro Vila Mendonça, a obra é geral, incluindo a troca de todo o telhado de madeira por estruturas metálicas, ampliação de salas, readequação de demais espaços e criação de acessibilidade, um problema que a antiga escola enfrentava devido aos seus inúmeros degraus. A obra também inclui pintura interna e externa, implantação de gradil externo, adequação das salas de aula, cozinha, biblioteca, pátio principal, reparações elétricas, entre outros. O investimento é de aproximadamente 1 milhão de reais.

De acordo com a diretora Mércia Costa Vilella dos Reis a adequação dos espaços foi pensada para garantir maior conforto e segurança aos alunos. “No mês de setembro de 2010 apareceu um problema grave no telhado em uma das salas de aula. Quando fizeram a avaliação descobriram que era necessário um trabalho muito maior. A reforma não vai apenas sanar esse problema, mas garantir a segurança, acessibilidade e conforto para nossas crianças”, explica.

Na unidade do Lago Azul, a Escola Municipal Antônio Rodrigues Martins Neto está recebendo um investimento de R$ 580 mil para a construção de cinco salas de aula, novo sanitário e reforma do já existente, dois quiosques, vestiário e sanitário exclusivo para a quadra poliesportiva. A escola funciona em tempo integral, atendendo 150 alunos. A diretora Lídia Mônica Soares Fornari diz que a reforma será benéfica para alunos e comunidade. “Nossa escola ficará ainda melhor para servir à comunidade e principalmente nossos alunos, que terão novos espaços e garantias de conforto e lazer”, diz.

No São José, a Escola Municipal José Machado Neto recebe investimento de R$ 553.615,34 para a construção de salas de aula e lavanderia, vestiário e sanitário próximos à quadra da escola, arquibancada e reforma nas instalações elétricas. De acordo com a diretora da unidade, Tânia Ribeiro Vicente Sobrinho, a reforma eliminará grandes dificuldades hoje enfrentadas pela equipe da escola e também pelos alunos. “O principal problema é com relação às salas de aula. Com novas salas, poderemos abrir mais vagas e contemplar mais famílias dos bairros vizinhos, sem falar nas que virão para esta região com as casas do Minha Casa, Minha Vida”, diz a diretora. Ela explica que a construção do vestiário e sanitários para a quadra também fará muita diferença. “Com as novas instalações os alunos aproveitarão mais os momentos de lazer”, afirma Tânia, que é diretora há 10 anos nesta unidade.

Com Educação como prioridade, o prefeito Cido Sério destaca que, além de já ter concluído a reforma em 19 outras unidades, inaugurado outras três e com estas em andamento, o Governo Municipal fará investimentos nas ruas ao redor das escolas. “Estamos recapeando e pavimentando muitos bairros, mas temos como prioridade as ruas das escolas e unidades de saúde. É preciso garantir acesso de qualidade aos pais e às crianças”, destaca o prefeito.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ALUNOS DA EJA PARTICIPAM DE PALESTRA NO SENAC

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram de palestra que tratou do tema “Pessoa com deficiência: Inclusão e Mercado de Trabalho”, realizada no auditório no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O palestrante, professor mestre João Roberto Franco, falou sobre as dificuldades e exigências necessárias para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A atividade foi oferecida pelo Programa Rede Social, do SENAC.


“Existem empresas que encaram a lei de cotas com responsabilidade, se preocupam com a qualificação dos profissionais com deficiência, proporcionam a capacitação profissional com o objetivo de integrar essa mão de obra à empresa e não apenas para cumprir a lei de cotas”, destacou o professor. O aluno Odair José Gobbi, que tem síndrome de Down e frequenta as aulas da EJA, falou aos presentes sobre sua participação no curso profissionalizante de Auxiliar Administrativo, oferecido pelo Instituto Federal Campus Birigui em parceria com o Governo Municipal, e contou que está muito feliz e entusiasmado com a oportunidade.


PROGRAMA

O Programa Rede Social tem como objetivo reunir e organizar pessoas e instituições de forma igualitária e democrática na implementação de projetos. Para a realização desse processo, a metodologia propõe que os grupos se orientem por objetivos comuns, busquem resultados nas ações e mantenham relações de confiança, praticando o diálogo e compartilhando estratégias na defesa de suas causas e na promoção de suas comunidades.

CURSO PROFISSIONALIZANTE

A parceria entre o Governo Municipal e o Instituto Federal Campus Birigui faz parte do PROEJA FIC 2011 - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial e Continuada. Representa uma possibilidade de aliar elevação de escolaridade com formação profissional, o que é fator de motivação para os jovens e adultos matriculados na Educação de Jovens e Adultos do primeiro termo.

Os cursos oferecidos são para Auxiliar Administrativo, Auxiliar Eletricista e Auxiliar em Manutenção de Computadores e Instalação Física de Redes. Todos são gratuitos e tem duração de dois anos. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, sendo que eventualmente acontecem atividades programadas aos sábados pela manhã, além de uma atividade científica que será realizada todos os semestres.

GOVERNO DISTRIBUIU 14.450 OVOS DE PÁSCOA

A Páscoa é tempo de renascimento, de união e de confraternização e o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou no dia 15 de abril a distribuição de 14.450 ovos de páscoa. A administração municipal não mede esforços para que todos sejam sempre lembrados, principalmente nessas datas comemorativas. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das escolas filantrópicas Creche Santa Clara e Instituição Nosso Lar também receberam.


Os alunos das Escolas Municipais Dra. Zilda Arns Neumann, no assentamento Chico Mendes, e Adriano Goulart Arruee, no assentamento Hugo Herédia, também receberam os ovos de páscoa. Os professores ficaram contentes ao ver a alegria das crianças dos assentamentos. “Nota-se a sensibilidade do Governo Municipal em sempre estar presente nas nossas escolas e confraternizando com as nossas crianças. Isso é muito importante, não somente pela entrega dos ovos, pois gera um sentimento de inclusão e pertencimento”, disse a coordenadora Luciana Sala Pigueti.


A secretária Beatriz Soares Nogueira destacou que a distribuição dos chocolates é um momento esperado pelas crianças. “Muitas famílias não têm condições de comprar o ovo de Páscoa para seus filhos e eles têm essa expectativa. Nós sabemos dessa importância e por isso é um prazer participar deste momento, que sem dúvida é mágico e inesquecível para as crianças”, enfatizou.


ATIVIDADES

Durante a semana da páscoa as crianças das escolas municipais realizaram várias atividades em comemoração à Páscoa. Entre as ações desenvolvidas está a confecção de desenhos e enfeites, brincadeiras e músicas sobre o tema, além de festinhas de comemoração. Na manhã de hoje (20) os alunos da Escola Municipal Faustina do Amaral realizaram um almoço de Páscoa e receberam os moradores do Lar da Velhice.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

GOVERNO AMPLIA PROJETO FAZER EM CANTOS

Uma nova visão de educação, mais envolvente, interativa e focada em despertar múltiplas capacidades. Esse é o projeto Fazer em Cantos, criado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), que tem como objetivo criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Com resultados que superaram as expectativas após seu primeiro ano de implantação (foi reconhecido no Congresso Internacional de Educação realizado em Cuba), o Fazer em Cantos está sendo expandido para novas unidades escolares.


Com 33 unidades escolares de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino, a SME lançou o projeto como piloto em quatro escolas municipais: Joanita Galvão Sampaio (Ezequiel Barbosa), Maria Aparecida Pimentel Ferraz (Jardim Rosele), Professora Maria Guedes Tibagy (Jardim Lago Azul) e Alice Couto de Moraes (Paraíso). Neste ano, mais sete unidades desenvolverão o Fazer em Cantos: Professora Ana Maria Néri Landre (José Saran), Cláudio Evangelista Teixeira (Alvorada), Deodato Isique (Abílio Mendes), Professor Enoy Chaves da Costa Leone (Panorama), Professora Ermelinda Geralda da Silva Soga (Elias Andraus), Maria Helena de Freitas Carli (Vista Verde) e Professora Suzana Echelon Ortiz (Jardim Presidente). A intenção é levar o Fazer em Cantos para todas as escolas de Educação Infantil.


O projeto consiste em organizar espaços nas escolas com diversos materiais, decorando os cantos com móbiles e cortinas confeccionadas pelas crianças, painéis, espelhos, fotos das atividades realizadas, blocos de construção, livros e brinquedos apropriados à faixa etária. É um ambiente preparado para educar desenvolvendo o lúdico, ampliando a imaginação, criatividade e a rica fantasia da infância. Também possui camarim para a preparação de apresentações artísticas, com fantoches utilizados em teatros, fazendo da linguagem do faz de conta um poderoso instrumento pedagógico.


“É um projeto maravilhoso e após um ano de sua implantação percebemos a autonomia que as crianças desenvolveram, por isso resolvemos iniciá-lo nas outras escolas. Um ponto importante que é abordado é a capacidade das crianças de aprenderem brincando, pois elas desenvolvem suas capacidades, além de se tornarem mais criativas”, destaca a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira.


De acordo com a diretora da escola Maria Helena de Freitas Carli, Eliana Hatsue Terence, o lúdico tem ocupado espaço especial na educação. “Nós educadores precisamos ter um olhar diferente sobre a Educação Infantil e entender que a linguagem do faz de conta, do brincar, é um meio de transmitir informações e gerar conhecimento”, diz. A diretora da escola Deodato Isique, Teresa Massarini, diz que a promoção da autonomia das crianças é uma das principais características do Fazer em Cantos. “Percebemos que elas ficam mais questionadoras. O projeto tem essa capacidade de trabalhar a autonomia e a liberdade das crianças, destaca.

VISITA TÉCNICA


As diretoras e coordenadoras das 11 escolas onde o projeto é desenvolvido visitaram a Creche Carochinha da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, que serviu de inspiração para o projeto. De acordo com a secretária Beatriz, a visita é fundamental para que as profissionais conheçam a origem do Fazer em Cantos. “Conhecer a Carochinha é fundamental por que é um excelente exemplo que serviu de inspiração para nosso projeto”, diz. As professoras também farão a visita. Cada escola que recebe o projeto a partir deste ano está organizando o seu canto de aprendizagem e todas as 11 unidades estão preparando a mascote das salas de aula, que está sendo escolhida pelos alunos.

RÁDIO ESTIMULA COMUNICAÇÃO DAS CRIANÇAS

Já se ouve por aí algumas pessoas dizerem que o rádio é uma mídia ultrapassada. Entre profissionais da comunicação, principalmente em rodas acadêmicas, há quem vislumbre o fim do rádio, suplantado pela versão online. Na realidade, o rádio está cada vez mais sendo usado por comunidades menores e permanece como meio de comunicação fundamental para grandes cidades, atingindo diversas classes sociais. Além da capacidade interativa, dinâmica e imediatista do veículo, seu potencial pedagógico é cada vez mais explorado.


A equipe da Escola Municipal Egles Gabas de Carvalho está implantando nesse ano a “Rádio na Escola”. O projeto será realizado uma vez por semana, durante o intervalo e tem por objetivo mostrar o valor educativo do rádio, além de despertar a consciência crítica, imaginação, socialização e percepção auditiva das crianças. A Rádio levará momentos de descontração para as crianças, utilizando música e informações variadas dentro de um contexto significativo. O projeto está sendo realizado experimentalmente pelos alunos do 4º ano A, sob a coordenação da professora Maria Andréa Lima, e a intenção é ampliá-lo para todas as séries.


A aluna Miriane do Nascimento Costa foi escolhida para ser a radialista do mês de abril, como diz a diretora Cláudia Gomes de Oliveira. “A Miriane é uma aluna muito comunicativa, fã das rádios FM de Araçatuba e se prontificou a participar do projeto com muito entusiasmo. Em seu programa ela toca as músicas mais pedidas pelas crianças e sempre reserva um espaço para homenagear os aniversariantes. A hora do intervalo vira uma festa e todos dançam ao som de suas músicas preferidas”, explicou.

VISITA

Para complementar as ações previstas no projeto, os alunos organizaram uma visita à Rádio Cultura FM de Araçatuba. As crianças foram recebidas pelos funcionários com muito carinho. Na visita eles tiveram a oportunidade de saber como funciona uma rádio, conheceram o estúdio e entrevistaram o radialista Sílvio, inclusive com uma participação ao vivo mandando uma saudação para o pessoal da Escola. Conheceram outros funcionários da empresa e no final do passeio ganharam boné e caneta da Cultura FM, além de CD da dupla Maria Cecília e Rodolfo.


“A visita foi marcante para os alunos, pois a rádio desperta a curiosidade do ouvinte em imaginar como é organizado o ambiente, como são os apresentadores, onde são arquivadas tantas músicas. Pretendemos trazer um locutor para interagir com eles”, disse a professora Maria Andréia Lima.


“Queremos oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades específicas que dizem respeito às relações interpessoais, incentivando a comunicação como maneira de atingir determinado grupo de pessoas, buscando integrá-las através de entretenimento positivo. Esperamos ainda, até o final do ano letivo, despertar novos comunicadores mirins no espaço escolar de forma a oferecer-lhes oportunidade de desenvolver seu potencial comunicativo”, finalizou a professora.

terça-feira, 19 de abril de 2011

QUEIMA DO ALHO MOVIMENTA RECINTO DE EXPOSIÇÕES

O Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, com o apoio do Governo Municipal, realizou o III Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista, neste domingo (17), no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. O encontro reuniu aproximadamente 700 pessoas de Araçatuba e região para um almoço e apresentações culturais.


As secretarias municipais de Educação e de Cultura tiveram participação na organização do evento. O almoço foi preparado por cinco comitivas da região, representando as cidades de Guararapes, Bento de Abreu e Araçatuba. Os integrantes prepararam a refeição, composta por arroz carreteiro, feijão tropeiro e farofa, sob observação de jurados, que avaliaram o modo de cozinhar.


Ao final, venceu a comitiva Anhangaí, de Araçatuba. Ela somou 143 pontos, seguida por outra comitiva da mesma cidade, a Fogão de Lenha (138 pontos), e por uma de Bento de Abreu, a São Francisco (135 pontos). A primeira colocada foi classificada para disputar a Queima do Alho da Festa do Peão de Barretos, a ser realizada em agosto.


Tradição

A presidente do Centro de Tradições Culturais, Cláudia Colli, destacou a importância do evento. “A Queima do Alho vem para resgatar as tradições rurais e preservar essa cultura”, disse. Segundo Cláudia, a renda obtida com a realização do evento será revertida para a construção do Ponto Permanente do Peão e da Capela de Santos Reis, em Araçatuba.

Durante a Queima do Alho houve apresentação de violeiros, berranteiros, catira e exposição de artesanato. Na ocasião, a chefe de Gabinete da Prefeitura, Marta Dourado, e a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, representaram o prefeito Cido Sério. Também estiveram presentes o presidente da Câmara dos Vereadores, Cido Saraiva (PMDB), e a vereadora Durvalina Garcia (PT).

segunda-feira, 18 de abril de 2011

BANDA LARGA É IMPLANTADA EM ESCOLAS INFANTIS

Em breve, as Escolas Municipais de Educação Infantil estarão todas conectadas à internet, por meio de tecnologias que propiciem qualidade e velocidade, melhorando ainda mais os serviços da Rede Municipal de Ensino. Com o Programa Banda Larga nas Escolas, lançado em 2008 pelo Governo Federal, operadoras de telefonia fixa autorizadas estão instalando infraestrutura de rede para suporte à internet de alta velocidade em todos os municípios brasileiros.

Em Araçatuba, as escolas Alice Couto de Moraes (Paraíso), Jacinto Guilherme de Moura (Pedro Perri), Professora Mariana Guedes Tibagy (Lago Azul) e Professora Neyde Simão da Matta (Claudionor Cinti) já estão com o serviço implantado. Muitas outras unidades já receberam técnicos da Telefônica, responsável pela instalação, e outras estão com o trabalho em andamento. A gestão do Programa é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

Além de agilizar procedimentos administrativos e melhorar os trabalhos na secretaria escolar, os professores também terão a internet como um grande suporte pedagógico, iniciando as crianças de até cinco anos ao universo online. O Governo Municipal distribuiu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), mais de 500 notebooks para a rede. Deste total, cada uma das 33 escolas de educação infantil recebeu 13 equipamentos, somando 429. O investimento foi de aproximadamente R$ 870 mil.

De acordo com a secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, “esse é um projeto de modernização da Secretaria previsto no Programa de Governo do prefeito Cido Sério e do vice Carlos Hernandes e que dá continuidade à A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública). O foco é sustentabilidade, com destaque para economia de papel, agilidade e desburocratização. Desta forma, os professores terão maior tempo para as crianças, contribuindo ainda mais para construção de cidadãos com oportunidades iguais, com maiores estímulos à integração e à criatividade. Outro fator positivo é a valorização dos servidores municipais”.

Para a diretora da Escola Alice Couto de Moraes, Carmem Silvia Bressan da Rocha Soares, a banda larga garantiu um salto de qualidade nos serviços da secretaria. “Nossa internet era discada e alguns serviços tinham que ser feitos em casa, pois a conexão não sustentava os programas que utilizamos na escola”, destaca. De acordo com Carmem, a intenção é estender o benefício para os alunos. “A facilidade que a internet promove nas pesquisas sem dúvidas ampliará o leque de possibilidades para nossos alunos e professores”, diz.

Já a diretora da Escola Professora Mariana Guedes Tibagy, Cláudia Simone Brenha Simões, a internet banda larga melhorou um dos principais programas desenvolvidos na unidade. “Os 170 alunos da nossa escola participam do Fazer em Cantos e o ritmo e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos sem dúvidas melhorou. As pesquisas são diariamente ampliadas e os professores têm a possibilidade de aprender mais”, enfatiza.

Implantar a banda larga nas escolas é garantir oportunidades para todas as crianças de se familiarizarem com a rede mundial de computadores, para que possam absorver o melhor conteúdo. Com pesquisas constantes, os professores se atualizam e desenvolvem atividades que potencializam a alfabetização, a formação cultural e a comunicação, ampliando os horizontes das crianças.

PROJETO ESCOLAR TRATA DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA

A Escola Municipal Cláudio Evangelista Teixeira iniciou um projeto chamado “Água: sabendo usar, não vai faltar”, para conscientizar as crianças sobre o desperdício e importância da preservação e despoluição. O objetivo é estimular o consumo consciente deste precioso bem natural, refletir sobre o desperdício, discutir a importância da água para os seres vivos, além de estimular artisticamente as crianças.


Coordenadoras do projeto, as professoras Patrícia Soares e Ana Paula Duchini explicam que o trabalho foi desenvolvido através de rodas de conversas e explicação sobre a importância da água. No final, um cartaz coletivo contendo colagens e pinturas foi confeccionado pelas crianças.


De acordo com as professoras, as crianças participaram e adoraram a atividade. “Na roda de conversa saíram comentários bem curiosos. Quando comecei a falar sobre o uso consciente da água, todos ficaram muito interessados e alguns até argumentaram que não se pode deixar a mangueira ou a torneira aberta. Com a produção do cartaz eles expressaram artisticamente o que aprenderam”, diz Ana Paula Duchini.


Guardião da Água

Atrelado ao consumo consciente de água, a Escola também está realizando o projeto “Guardião da Água”, que consiste em explicar aos alunos sobre a importância de evitar o desperdício. Diariamente, uma professora de cada classe irá escolher uma criança que ficará responsável para que não haja desperdício de água na escola, nos momentos de lavar as mãos e os pés, escovar os dentes, tomar banho e também na hora de beber água.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ALUNOS DA EJA RECEBEM UNIFORME ESCOLAR

O compromisso do Governo Municipal em garantir oportunidades iguais na educação formal não se restringe aos alunos dos níveis infantil e fundamental da Educação Básica: é extensivo aos jovens, adultos e pessoas da melhor idade que estão motivados a concluir a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da primeira à quarta série do Ensino Fundamental.


O prefeito Cido Sério, a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira e o diretor do Departamento de Educação Complementar Marcos Francisco Alves percorreram as escolas municipais Francisca de Arruda Fernandes, no Jardim Santana e Lauro Bittencourt, no Jardim Primavera. Eles entregaram uma camiseta e uma bermuda a cada estudante.


“Esse uniforme, o material escolar de primeira qualidade, a mochila, o jantar diário e a presença de professores capacitados e especialmente preparados para ensinar adultos são algumas das conquistas da EJA na nossa administração. Até então nenhum prefeito havia olhado com tanto carinho e respeito, demonstrando esse cuidado e acolhimento. Essa é mais uma atitude de quem está realmente preocupado com o ser humano”, destacou a secretária Beatriz Nogueira.


O professor Marcos acrescentou que “além de todos esses diferenciais para obtenção dos conhecimentos, está bem mais fácil estudar na EJA. São 12 locais distribuídos na cidade, facilitando o acesso dos alunos, que podem permanecer mais perto de casa”. Após receberem os uniformes, alguns representaram os colegas em breves discursos de agradecimentos. Na EMEB Francisca, a aluna Teresa Lima colocou a camiseta e ensaiou passos de desfile.


Segundo o prefeito Cido Sério, EJA tem significados especiais. “Minha mãe, dona Teresa, se alfabetizou após os 60 anos de idade e isso revolucionou a vida dela. E a nossa também. Outro dia uma aluna descreveu que EJA possibilita tirar a venda dos olhos, numa tradução especial e profunda. Para mim, as pessoas que aqui estão acreditam na vida e, ao aprender ativam a memória, prolongando a própria vida. É um processo de aprendizado e de transformação, que precisa ser prazeroso. Esse é um dos motivos para assumir esse compromisso, para garantir oportunidades iguais”.


Escolas municipais e outros locais com EJA

• EMEB Anna dos Santos Barros • Jardim Pinheiros
• EMEB Francisca de Arruda Fernandes • Jardim Santana
• EMEB Lauro Bittencourt • Jardim Primavera
• EMEB Fausto Perri • Jardim Alvorada
• EMEB Hélia Pinholi Mungo • Bairro Morada dos Nobres
• EMEB Maria de Freitas Souza • Bairro Vilela
• EMEB José Herculano de Araújo Ordine • Bairro São Rafael
• EMEB José Machado Neto • Jardim São José
• EMEB Selma Maria Trevelin de Jesus • Engenheiro Taveira
• Igreja Ágape
• Associação AMA
• CR (Centro de Ressocialização)

EDUCAÇÃO FIRMA PARCERIA COM UNESP DE PRUDENTE

A Secretaria Municipal da Educação (SME) e Universidade Estadual Paulista, de Presidente Prudente, firmaram parceria para realização de um projeto que beneficiará alunos da Educação Especial com a utilização de recursos multifuncionais em sala de aula.


Serão utilizados objetos educacionais de aprendizagem, que são materiais de apoio pedagógico em forma de jogos que auxiliam os alunos a se devolverem mais rápido e melhor. Além de beneficiar a aprendizagem, os professores passarão por uma capacitação onde aprenderão a utilizar o material, para, posteriormente, trabalharem com os alunos.


Durante a apresentação do projeto, que aconteceu no dia 1º, sexta-feira, a secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira, falou sobre os benefícios que a parceria irá trazer para os alunos da Educação Especial. “Esta troca de experiência será muito importante para os alunos. A SME tem oferecido um ensino de qualidade a eles, e, sem dúvida, esta parceria irá contribuir muito para o aperfeiçoamento do trabalho que já vem sendo oferecido”, diz.

OFICINAS

Durante a capacitação, os professores irão participar também de oficinas que ensinarão como manusear os jogos pedagógicos que serão trabalhados com os alunos. Além das oficinas, eles participarão de palestras que serão realizadas mensalmente, para que qualquer dúvida seja esclarecida. O projeto acontece até o mês de dezembro e, no término das atividades, os professores apresentarão um relatório técnico sobre os benefícios que o material pedagógico oferece aos alunos da Educação Especial.

O material foi desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da Unesp de Presidente Prudente. Segundo a responsável pelo projeto, Jane de Souza Santana, o trabalho foi criado em 2002, coordenado pela professora doutora Elisa Tomoi Morya. “Esses materiais estão ligados aos conteúdos trabalhados nas salas regulares e servem como auxílio para os alunos da Educação Especial”, diz a chefe de Divisão da Educação Inclusiva, Márcia Húngaro.

ACESSIBILIDADE: ESCOLAS PASSAM POR ADAPTAÇÕES

Nove unidades escolares da Rede Municipal de Ensino foram contempladas pelo Programa Escola Acessível, do Governo Federal, e receberam recursos para atender às normas de acessibilidade. As adaptações já começaram e cada escola recebeu o valor de R$ 8 mil.


Para receber o recurso, as escolas encaminharam um projeto para o Programa e nove unidades foram contempladas com a verba extra para executar as obras de acessibilidade. Os trabalhos já iniciam nas Escolas Municipais Egles Gabas de Carvalho, Fausto Perri, Cristiano Olsen, José Machado Neto, Carmélia Mello Fonseca, Maria de Freitas Souza, Joaquim Dibo, José Herculano de Araújo de Araújo Odini e Francisca de Arruda Fernandes.

PROGRAMA

O objetivo do Programa Escola Acessível é promover as condições de acessibilidade nas escolas das redes públicas por meio de ações de apoio aos sistemas de ensino, eliminando barreiras físicas e pedagógicas. Assim, garante-se o acesso e a participação dos alunos da Educação Especial, permitindo maior comunicação e colocando as informações que a escola dispõe ao alcance de todos.

Ele também disponibiliza apoio técnico e financeiro para a realização de projetos arquitetônicos de acessibilidade nas escolas públicas, contemplando a construção de rampas, instalação de corrimãos, adaptação de sanitários, alargamento de portas e demais vias de acesso, colocação de sinalização visual, tátil e sonora, além de recursos de tecnologia assistiva e mobiliários acessíveis.

terça-feira, 12 de abril de 2011

OFICINA DE LEITURA SE TRANSFORMA EM TEATRO

No início do ano letivo, o Governo Municipal implantou atividades complementares nas Escolas Municipais Egles Gabas de Carvalho e Professor Lauro Bittencourt. O objetivo é oferecer atividades de recreação, esporte, artes e cultura aos alunos nos contra-turno das aulas, além de garantir a segurança das crianças enquanto os pais estão no trabalho.


Na primeira quinzena de março, os alunos da Egles Gabas de Carvalho, que realizam as atividades na Escola Ary Bocuhy, fizeram uma releitura da história “A Galinha Ruiva”, durante as Oficinas de Leitura. A atividade acabou se transformando em uma apresentação teatral. De acordo com a professora responsável, Rita de Cássia Minari, a história encantou os alunos. “Nós trabalhamos conceitos de desenvolvimento e solidariedade, espírito de equipe e cooperação. E terminar com um teatro fortaleceu ainda mais estes conceitos na vida das crianças”, disse.


Durante as oficinas as crianças aprenderam canto, confeccionaram máscaras e fantoches dos personagens da história, além de realizar a reescrita do texto, desenhos e brincadeiras. “Os projetos desenvolvidos durantes as oficinas estimulam os alunos a desenvolverem seu potencial crítico e criativo e ainda trabalha a participação de todos os alunos. A escola visa construir o conhecimento de maneira lúdica e prazerosa”, finalizou a professora.

terça-feira, 5 de abril de 2011

CIDADE TERÁ TRÊS ESCOLAS COM RECURSOS DO PAC

Para acompanhar a entrega de 54 novas creches e formalizar o início da construção de outras 718 unidades, pela presidenta Dilma Rousseff, o prefeito Cido Sério esteve em Brasília, no Palácio do Planalto. Ele também recebeu a boa notícia de que a presidenta vai enviar ao Congresso Nacional Medida Provisória que prevê o custeio das creches municipais no intervalo entre o fim da construção e o início das atividades, quando a Prefeitura passa a receber recursos do Fundeb.

Araçatuba foi contemplada com três escolas do Pró-Infância, que serão construídas com recursos do PAC nos bairros Ivo Tozzi, Etemp e Porto Real e representam investimentos de R$ 3,9 milhões. Cido Sério reiterou que a educação é uma das grandes preocupações do Governo Federal e do Governo Municipal, e por isso investe para que as crianças da Rede de Ensino tenham igualdade de oportunidades e ensino de qualidade.

“A gente sabe que uma das coisas mais relevantes, no caso de creches e da Educação, é o fato de que o custeio pesa mais que o próprio investimento, ao longo do tempo. Eu quero comunicar aos prefeitos que nós vamos enviar uma Medida Provisória ao Congresso, porque bancaremos com recursos do Ministério da Educação esse interregno, até vocês receberem os recursos do Fundeb”, anunciou a presidenta Dilma, sob intenso aplauso da plateia que lotou o salão nobre do Palácio do Planalto.

Após a solenidade de assinatura, o prefeito agradeceu a presidenta Dilma Rousseff e aproveitou para fazer formalmente o convite para que venha a Araçatuba participar do início das obras do Estaleiro do Rio Tietê, que será construído pela Transpetro. Cido Sério fez questão de lembrar que a presidenta deu início ao projeto quando assinou, durante a Feicana 2010, o edital para contratação da empresa responsável pela obra.

AULAS DO BALÉ MUNICIPAL SÃO RETOMADAS

Mantidas pelo Governo Municipal e oferecidas pelas secretarias municipais de Cultura (SMC) e Educação (SME), as aulas de balé do Projeto “Balé Municipal” retornaram nesta segunda-feira (4). As inscrições ocorreram em janeiro e 452 jovens e crianças de 5 a 18 anos irão iniciar nesta semana suas aulas gratuitas de balé clássico e jazz. As atividades acontecem das 8h da manhã às 5h da tarde.


Para o prefeito Cido Sério, que acompanhou a primeira aula no Cemfica TV, a ampliação do projeto dá oportunidade para muitas crianças e jovens de Araçatuba. “É essencial que desde cedo possam ter um contato direto com a cultura erudita, para que possam traçar perspectivas, sonhos, e estimular o talento”, enfatiza. Ele ainda destacou o número de crianças atendidas este ano. "Terminamos 2010 com 300 crianças e ampliamos as vagas para 452. Estamos investindo em cidadania e assumindo nosso compromisso com a cultura e com o ser humano", disse aos pais durante a primeira aula.


O projeto foi descentralizado e ampliado pela atual administração, com investimento total de R$ 330 mil na reforma de escolas, contratação de profissionais, manutenção e aquisição de uniformes. Segundo a chefe de divisão da SMC, Vanessa Manarelli, desde seu inicio até hoje o Balé Municipal se mantém sempre em ascensão, cada vez mais aprimorado e abrangendo mais pessoas. A Secretária da Municipal de Educação reformou e adequou as salas onde acontecem as aulas.


As aulas serão ministradas em várias localidades da cidade, podendo atender não só o Centro, como bairros mais afastados, sendo nas escolas municipais Egles Gabas de Carvalho (Vista Verde), Fausto Perri (Alvorada) e no Centro Municipal de Formação da Criança e do Adolescente (Cemfica TV), além da sala que funciona no Centro da cidade, no prédio da Secretaria de Cultura. O Governo Municipal não oferece apenas infraestrutura e professores, mas também o material necessário para um melhor aproveitamento das aulas e incentivar que mais crianças possam se interessar pelo projeto, que são uniformes, adereços e cenários utilizados nas apresentações.


O Balé Municipal é certamente uma grande conquista do Governo Municipal para os cidadãos, abrindo oportunidades para que jovens e crianças araçatubenses possam ter desde cedo um contato mais próximo com a arte clássica e participação na cultura do município, além de se ocuparem desenvolvendo uma atividade educativa e saudável, importante para seu desenvolvimento.