terça-feira, 19 de abril de 2011

QUEIMA DO ALHO MOVIMENTA RECINTO DE EXPOSIÇÕES

O Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, com o apoio do Governo Municipal, realizou o III Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista, neste domingo (17), no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. O encontro reuniu aproximadamente 700 pessoas de Araçatuba e região para um almoço e apresentações culturais.


As secretarias municipais de Educação e de Cultura tiveram participação na organização do evento. O almoço foi preparado por cinco comitivas da região, representando as cidades de Guararapes, Bento de Abreu e Araçatuba. Os integrantes prepararam a refeição, composta por arroz carreteiro, feijão tropeiro e farofa, sob observação de jurados, que avaliaram o modo de cozinhar.


Ao final, venceu a comitiva Anhangaí, de Araçatuba. Ela somou 143 pontos, seguida por outra comitiva da mesma cidade, a Fogão de Lenha (138 pontos), e por uma de Bento de Abreu, a São Francisco (135 pontos). A primeira colocada foi classificada para disputar a Queima do Alho da Festa do Peão de Barretos, a ser realizada em agosto.


Tradição

A presidente do Centro de Tradições Culturais, Cláudia Colli, destacou a importância do evento. “A Queima do Alho vem para resgatar as tradições rurais e preservar essa cultura”, disse. Segundo Cláudia, a renda obtida com a realização do evento será revertida para a construção do Ponto Permanente do Peão e da Capela de Santos Reis, em Araçatuba.

Durante a Queima do Alho houve apresentação de violeiros, berranteiros, catira e exposição de artesanato. Na ocasião, a chefe de Gabinete da Prefeitura, Marta Dourado, e a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, representaram o prefeito Cido Sério. Também estiveram presentes o presidente da Câmara dos Vereadores, Cido Saraiva (PMDB), e a vereadora Durvalina Garcia (PT).

0 comentários: