quarta-feira, 20 de abril de 2011

RÁDIO ESTIMULA COMUNICAÇÃO DAS CRIANÇAS

Já se ouve por aí algumas pessoas dizerem que o rádio é uma mídia ultrapassada. Entre profissionais da comunicação, principalmente em rodas acadêmicas, há quem vislumbre o fim do rádio, suplantado pela versão online. Na realidade, o rádio está cada vez mais sendo usado por comunidades menores e permanece como meio de comunicação fundamental para grandes cidades, atingindo diversas classes sociais. Além da capacidade interativa, dinâmica e imediatista do veículo, seu potencial pedagógico é cada vez mais explorado.


A equipe da Escola Municipal Egles Gabas de Carvalho está implantando nesse ano a “Rádio na Escola”. O projeto será realizado uma vez por semana, durante o intervalo e tem por objetivo mostrar o valor educativo do rádio, além de despertar a consciência crítica, imaginação, socialização e percepção auditiva das crianças. A Rádio levará momentos de descontração para as crianças, utilizando música e informações variadas dentro de um contexto significativo. O projeto está sendo realizado experimentalmente pelos alunos do 4º ano A, sob a coordenação da professora Maria Andréa Lima, e a intenção é ampliá-lo para todas as séries.


A aluna Miriane do Nascimento Costa foi escolhida para ser a radialista do mês de abril, como diz a diretora Cláudia Gomes de Oliveira. “A Miriane é uma aluna muito comunicativa, fã das rádios FM de Araçatuba e se prontificou a participar do projeto com muito entusiasmo. Em seu programa ela toca as músicas mais pedidas pelas crianças e sempre reserva um espaço para homenagear os aniversariantes. A hora do intervalo vira uma festa e todos dançam ao som de suas músicas preferidas”, explicou.

VISITA

Para complementar as ações previstas no projeto, os alunos organizaram uma visita à Rádio Cultura FM de Araçatuba. As crianças foram recebidas pelos funcionários com muito carinho. Na visita eles tiveram a oportunidade de saber como funciona uma rádio, conheceram o estúdio e entrevistaram o radialista Sílvio, inclusive com uma participação ao vivo mandando uma saudação para o pessoal da Escola. Conheceram outros funcionários da empresa e no final do passeio ganharam boné e caneta da Cultura FM, além de CD da dupla Maria Cecília e Rodolfo.


“A visita foi marcante para os alunos, pois a rádio desperta a curiosidade do ouvinte em imaginar como é organizado o ambiente, como são os apresentadores, onde são arquivadas tantas músicas. Pretendemos trazer um locutor para interagir com eles”, disse a professora Maria Andréia Lima.


“Queremos oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades específicas que dizem respeito às relações interpessoais, incentivando a comunicação como maneira de atingir determinado grupo de pessoas, buscando integrá-las através de entretenimento positivo. Esperamos ainda, até o final do ano letivo, despertar novos comunicadores mirins no espaço escolar de forma a oferecer-lhes oportunidade de desenvolver seu potencial comunicativo”, finalizou a professora.

1 comentários:

Marisa Mattos disse...

Trabalhei por 4 anos com essa professora e sei do seu potencial.À ela e à escola parabéns!!!